A iniciativa almeja também agilizar a tramitação dos projetos. Foto: ALECE.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará lançou, nesta terça-feira (07), seu Sistema de Protocolo Digital. A ferramenta, além de contribuir para evitar o fluxo de pessoas na Casa, sobretudo neste período de isolamento social, dará mais agilidade na tramitação dos processos.

O novo sistema implantado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), juntamente com Diretoria Geral, Diretoria Administrativa, Departamento Legislativo e Procuradoria,  tem como objetivo possibilitar o protocolo de processos do legislativo e administrativo, de forma digital, atendendo as orientações de isolamento social recomendadas pela Presidência da Casa.

“Com isso estamos preservando a saúde dos funcionários e garantindo que os processos digitalizados tramitem de forma mais ágil”, ressalta o chefe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Charlie Lopes.

O presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT), elogiou a medida. Para ele, a nova ferramenta vai ‘agilizar tramitação de processos, inclusive pedidos de calamidade dos municípios cearenses’.

O link de acesso ao protocolo digital está disponível na página principal do Portal de Notícias da Assembleia e pode ser acessado pelo público interno e externo para protocolar documentos. Para utilizar, basta que o usuário realize um cadastro e tenha seus processos em formatos PDF.

Após protocolar seu documento, o usuário recebe um comprovante e pode acompanhar a tramitação do processo, sendo ele memorando, requerimento, projeto de lei ou indicação, mensagem, entre outros, separados de acordo com o destino “geral” ou “presidência”.