Que culpa nos cabe, se o tempo passou e não nos deu chance de recusar sua passagem e deixar seus rastros? Não pudemos fugir dele. De repente, cada um de nós se dá conta que envelheceu e a maioria aceita e assume o peso dos cabelos brancos e as restrições físicas.
Filhos e netos são a recompensa, principalmente quando ainda são dependentes e aceitam regras que encobrem proteção e cuidados, embora logo se rebelem, empinem o nariz e partam para curtir a sensação de que são invencíveis, independentes e eternos.
O tempo passa aparentemente preguiçoso quando a semeadura é na adolescência, na juventude. Nem notam que a semente da vida segue seu curso, tem um preço e cobra juros anualmente: “parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida”!
 Todos esses anos desejados, quando se juntam ao longo da caminhada cobram, a cada etapa dos 20, 30, 40, 50, 60 e por aí, parcelas rigorosas dessa experiência mágica que é viver.
E aí, um dia, quando esperamos, nós que já acumulamos muito mais que 60, acordamos para uma realidade que magoa, restringe e constrange, tudo por uma questão de semântica. De repente, deixamos de ser inofensivos idosos e passamos a ser parte de um certo grupo de risco por uma questão de semântica não explicada. A semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos e também como significação de palavras e expressões.
 A semântica pode ser descritiva ou sincrônica, a questura, o significado atual das palavras; a histórica ou dicrônica, a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço. Melhor e mais respeitoso seria se fôssemos adjetivados como grupo de respeito ou merecedores de mais atenção e jamais, em nenhum contexto, sermos aqueles mais fáceis de um descarte oportuno e desrespeitoso por conta de uma circunstância e que, como já se viu, passou a desrespeitar igualmente os jovens. A morte nos nivela, não tem cor, não escolhe. Não esse vírus, como temos visto.
Texto de A.Capibaribe Neto
Especial para o Blog do Edison Silva