A Casa só se reunirá no próximo dia 26 de março, data que também pode ser alterada até lá. Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza estão procurando se adaptar ao novo momento de seus mandatos, com a suspensão de sessões ordinárias e cancelamento de reuniões com lideranças locais. Principais interessados no pleito eleitoral deste ano, os parlamentares acreditam que terão prejuízos na interlocução com a sociedade.

A Câmara Municipal criou uma Frente Parlamentar para acompanhar as ações do Governo no combate à transmissão do coronavírus na Capital. No entanto, os parlamentares estão atentos apenas a este tipo de discussão, evitando qualquer reunião de cunho político-eleitoral.

A Frente é composta pelo presidente da Casa Antônio Henrique (PDT), Dr. Porto (PRTB), Gardel Rolim (PDT), Márcio Cruz (PSD), Dr. Eron (PP), Plácido Filho (PSDB), Marília do Posto (PRP), Cláudia Gomes (Sem Partido), Emanuel Acrízio (PRP) e Ronivaldo Maia (PT).

Na sessão da última terça-feira (17), a Mesa Diretora anunciou que a Casa só se reunirá uma vez na semana, às quintas-feiras. No entanto, até esta determinação pode ser alterada, a depender do quadro de transmissão do vírus na cidade e entre os próprios vereadores.

Segundo o líder do Governo na Casa, o vereador Ésio Feitosa (PDT), “está havendo um evidente prejuízo de interlocução com a sociedade”. O parlamentar afirmou que, mesmo com as ferramentas tecnológicas disponíveis, o contato pessoal na atividade política é essencial, o que, no momento, está impossibilitado de ser feito.

Por também estar em grupo de risco, uma vez que é hipertenso, o pedetista está seguindo à risca as orientações das autoridades da saúde. “Não tenho saído de casa e os contatos se dão somente através das redes sociais e por telefone. Todas as visitas do nosso mandato estão suspensas, inclusive as da nossa assessoria”, frisou.

O petista Guilherme Sampaio também suspendeu todas as reuniões de seu mandato e restringiu o atendimento e o número de pessoas trabalhando, através de rodízio. O parlamentar destacou que está acompanhando as orientações das autoridades de saúde para saber se restringirá, ainda mais, o contato entre as pessoas.

“Estamos aproveitando ainda para fazer as atividades que muitas vezes concorrem com a rotina: estudar novos projetos e revisar antigos, revisar as pendências do mandato e planejar. Apresentei 3 requerimentos às secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social do município, solicitando a manutenção da disponibilização da merenda escolar para os alunos da rede, e um atendimento específico para a população de rua”(Guilherme Sampaio)

Membro da Mesa Diretora, Gardel Rolim (PDT) também cancelou toda a agenda parlamentar. O pedetista defende que as eleições municipais deste ano sejam adiadas para dezembro, sem que haja prorrogação de mandatos.

Emanuel Acrízio (PRP) também não está atendendo neste período em seu gabinete. Haverá revezamento entre sua equipe, sendo que aqueles que estão no grupo de risco estão liberados das atividades. “Na Câmara estarei indo nas quintas-feiras para sessão e aproveitarei o momento para despachar com minha equipe a parte administrativa e realizar planos de trabalho para quando tudo voltar ao normal”.

Virtualmente

A maioria dos vereadores entrevistados pelo Blog do Edison Silva está utilizando as mídias sociais para orientar a população e comunicar as medidas que estão sendo tomadas. “Falo virtualmente todos os dias com uma quantidade de pessoas”, afirmou o vereador Márcio Martins (PROS).

“Os tempos são difíceis, mas são em horas como essas que o povo precisa ainda mais do trabalho do poder público. Por isso, não podemos, não temos e não devemos parar! Mas é claro que isso deve ser feito com o devido cuidado”, disse Dr. Porto (PRTB), que está resolvendo demandas, também, pelas redes sociais.