Nizo Costa sugeriu que os profissionais do transporte complementar façam a sua parte para contribuir no combate ao vírus. Foto: ALECE.

Todos os pronunciamentos desta sexta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Ceará, trataram de um único assunto, o coronavírus. Preocupações, anúncios, denúncias e atitudes a serem tomadas permearam os pronunciamentos dos deputados estaduais.

O deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB) defendeu o debate sobre recursos e mecanismos para o enfrentamento no País da pandemia. “Precisamos pensar na desburocratização da compra de insumos médicos, pois não podemos ficar amarrados à lentidão dos processos públicos. É um momento de se debater com a Justiça e com os órgãos de controle medidas de flexibilização dos materiais de insumo”, apontou o deputado.

O parlamentar lamentou a postura do presidente da República, Jair Bolsonaro, diante do agravamento da situação mundial por conta do vírus. “Parece que agora caiu a ficha para ele, que está preocupado com o planejamento das ações. Pode ser que tudo isso sirva de reflexão para o País, para enfrentarmos esta grande crise que repercute financeiramente para o Brasil, mas que pode deixar um legado bom em relação à melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avaliou o deputado.

Medidas do Governo do Estado

Na sequência, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) parabenizou o Governo do Estado do Ceará por anunciar medidas de prevenção e tratamentos de casos de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, o Covid-19, mesmo não tendo registrado nenhum caso, até o momento. O parlamentar ressaltou que o governador anunciou a liberação R$ 45 milhões para ações da Secretaria de Saúde do Estado, como a compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares para tratamento de paciente.

“Além dessa verba, o governador informou que será ampliado a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De imediato, serão 200 enfermarias e 30 leitos de UTI, além da preparação de equipamentos e treinamentos de profissionais de saúde, entre outras medidas”, comunicou.

Aumento abusivo

A deputada Dra. Silvana (PL) criticou o aumento de preço de materiais de prevenção nas farmácias, e comparou a pandemia do coronavírus às epidemias sazonais de dengue, Zika e Chikungunya, que ocorrem anualmente no Brasil. A parlamentar sugeriu que a AL faça algo a respeito da situação, que ela caracterizou como “extorsão”.

Evento cancelado

O deputado Moisés Braz (PT) informou que o evento de São José, tradicionalmente realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, não acontecerá este ano. Conforme explicou o parlamentar, o intuito é evitar aglomerações e a propagação do Covid 19. “Sempre fizemos um grande evento voltado para a população rural, mas, como toda essa situação, temos que ser responsáveis”, acrescentou.

Representação no MP

O deputado Heitor Férrer (SD) informou que deu entrada com uma representação no Ministério Público em defesa dos consumidores cearenses, devido ao aumento do preço de produtos como álcool gel e máscaras hospitalares. Heitor afirmou que comparou preços de máscaras em lojas no mês passado e agora, afirmando haver aumento de 400% nos preços. “Em meio a uma virose letal, os comércios estão querendo ter lucro, excluindo os pobres do acesso a determinados itens”, alertou.

Conscientização em coletivos

Nizo Costa (PSB) também apontou preocupação com a questão da contaminação pelo coronavírus. Para ele, os cearenses estão assustados sem saber muito bem o que está acontecendo e que tipos de cuidados precisam ser tomados.

O deputado sugeriu que os profissionais do transporte complementar façam a sua parte para contribuir no combate ao coronavírus. “São mais de 250 mil cearenses que usam diariamente topics, então peço que algumas ações de conscientização e prevenção de contatos sejam tomadas, como a disponibilidade de álcool gel dentro dos veículos, por exemplo”, pontuou.

Mudança na eleição

O deputado Walter Cavalcante (MDB) ressaltou que o MDB não realizará mais o evento aberto para eleição interna dos novos componentes do Diretório Municipal e das comissões. A medida visa evitar aglomeração de pessoas em prevenção à disseminação do novo coronavírus Covid-19. A eleição agora será realizada na sede do partido, no bairro Meireles, neste domingo (15), a partir das 9h.