Sérgio Aguiar se diz discípulo do avô, o ex-deputado Murilo Aguiar. Foto: ALECE.

Primeiro orador da sessão extraordinária deste domingo (1º), o deputado Sérgio Aguiar (PDT) relembrou os 35 anos de morte do avô, Murilo Aguiar, ex-deputado estadual. Murilo Aguiar, que foi prefeito de Camocim antes de chegar à Assembleia Legislativa, faleceu após passar mal durante sessão plenária em que concorria à presidência da Casa, exatamente em um dia 1º de março, como hoje.

Sérgio falou da trajetória do avô, e do exemplo que deu à família.  “Para mim e minha família, Murilo Aguiar é motivo de muito orgulho na forma como tratava a política e os concidadãos cearenses”, afirmou.

Murilo cumpriu três mandatos como deputado e, diante do Ato Constitucional 5 (AI-5), foi afastado do cargo e passou quase 20 anos longe da vida pública, retornando em 1982 como o 7º deputado mais votado do Estado. “É difícil relembrar esse momento, justamente num domingo. Mas a história desse grande homem público, de poucas posses e poucas letras, deve ser relembrada. Sou a terceira geração da família a ocupar uma vaga nesse parlamento e meu avô é motivo de muito orgulho”, ressaltou Sérgio Aguiar.

O parlamentar foi saudado por vários colegas deputados, dentre eles o decano Fernando Hugo (PP). “Aquela eleição que culminou com a morte do ex-deputado Murilo Aguiar até hoje é uma incógnita. Murilo Aguiar não é medido pela morte trágica, mas pela forma como tratava a tudo e a todos.  Homem simples e singelo que deixou um grande legado e herdeiros políticos como Francisco Aguiar e, agora, Sérgio Aguiar”, informou Fernando.