Dr. Cabeto esteve reunido por mais de duas horas com deputados no plenário da Assembleia Legislativa. Foto: ALECE.

O secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, apresentou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. A visita, proposta pelo líder do governo na Casa, deputado Júlio César Filho (Cidadania), seria prioritariamente para discutir mensagens do Poder Executivo enviadas à Casa como parte da Plataforma de Modernização da Saúde, mas o atual momento de pandemia que vive o país fez com que o coronavírus dominasse as discussões.

O secretário ouviu perguntas e sugestões dos deputados da Casa e informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário.

Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não sobrecarregarmos o sistema, estabelecendo ameaças adicionais ao uso das unidades de saúde”, salientou Dr. Cabeto.

Aulas suspensas

Dentre as ações anunciadas pelo Governo do Estado, o titular da Saúde enfatizou medidas mais radicais, como a suspensão de aulas em escolas e universidades públicas pelos próximos 15 dias, assim como de eventos públicos com a presença de mais de 100 pessoas. O decreto do Governo também autoriza servidores públicos com idade superior a 60 anos a trabalharem de casa, quando possível; assim como cancela todas as viagens de servidores públicos estaduais; determina a higienização especial de transportes públicos, entre outras iniciativas.

Ainda de acordo com o secretário da Saúde, estão sendo feitos ajustes na rede hospitalar do Estado com todos os parceiros de unidades públicas e privadas.“Essas unidades têm a obrigação, como prestadoras de serviços, de se adequarem e utilizarem os critérios necessários de atendimento”, reforçou Dr. Cabeto.

Rede hospitalar

“Estamos estruturando a rede hospitalar para atender aos pacientes que apontem um quadro mais crítico, adequando o perfil hospitalar e aumentando o número de leitos de UTI, como está sendo nos hospitais regionais e a unidade Leonardo da Vinci, que nesta sexta-feira já estará pronta”, anunciou. No caso dos hospitais regionais, o Estado duplicou os espaços de UTI e adquiriu 120 respiradores extras, com previsão de mais 600 durante os próximos meses, para que o atendimento à sociedade não seja prejudicado, adiantou. Ele complementou que estão sendo feitos treinamentos com os profissionais da rede para capacitá-los sobre a melhor forma de atendimento e isolamento dos pacientes.

Casos no CE

O secretário ressaltou que ainda não há transmissão comunitária do vírus no Estado e que o site da Secretaria de Saúde está sendo atualizado diariamente. “Os nove casos confirmados e divulgados são de pessoas acima de 60 anos, que se encontram em situação estável, em tratamento domiciliar. Estamos aprimorando o diagnóstico, mapeando os casos e excluindo os contatos dessas pessoas, no intuito de desenvolver e trabalhar por zoneamento, sendo essa a forma mais eficaz de reduzir a propagação”, declarou.

Dr. Cabeto disse ainda que a tendência é que a maioria das pessoas que venha a contrair o vírus apresente sintomas comuns e evolua bem. E os 10% previstos para maiores complicações contarão com toda a rede de apoio para receber o atendimento adequado.

Ele informou sobre reunião com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) em que foram abordadas orientações educacionais e de higiene, como uso do álcool em gel, limpeza de locais públicos, proibição de aglomerações, redução de cultos religiosos e o papel dos prefeitos na disseminação de informações.

O secretário acentuou, por fim, que outras medidas estão sendo adotadas para facilitar a aquisição de álcool em gel e outros equipamentos de proteção aos agentes públicos e que outras medidas serão adotadas com o evoluir da situação, notadamente aquelas com impacto na economia.

Prefeitura

Prefeito Roberto Cláudio já determinou ampliação de leitos em cinco das seis UPAs administradas pelo Município. Com isso, 140 novos leitos serão disponibilizados para eventuais pacientes diagnosticados com coronavírus. As unidades de pronto atendimento que terão número de leitos ampliado são: Vila Velha, Itaperi, Edson Queiroz, Bom Jardim e Jangurussu. Elas receberão um anexo temporariamente para atender esses pacientes. As seis UPAs já estão estruturadas para atender pacientes suspeitos de quadro de coronavírus.