Roberto Cláudio, que está isolado por conta do coronavírus, também comentou a situação do pai, o professor Roberto Cláudio Bezerra. Foto: Reprodução/Facebook.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio,  se reuniu, de modo virtual, na tarde de sábado (28), com vereadores da Câmara Municipal para tratar sobre ações em conjunto entre Executivo e Legislativo no combate ao novo coronavírus. A reunião teve duração de mais de três horas, e a quase totalidade dos parlamentares concordou que o ideal para a cidade é a manutenção do isolamento social horizontal, com todas as pessoas dentro de casa.

Neste domingo, o prefeito assinou um decreto prorrogando o ponto facultativo para os servidores municipais, do mesmo modo como fez o governador Camilo Santana, prorrogando por mais uma semana a suspensão dos serviços diretos prestados aos munícipes, exceção dos estritamente necessários, com destaque para a saúde, onde, em razão da situação calamitosa, todos os profissionais já estão sobrecarregados, além do que  o Município está ampliando o número de leitos, emergencialmente, para atender os pacientes vítimas do coronavírus.

“Esse papo com os vereadores que representam e que moram em diferentes bairros de Fortaleza nos ajudou a entender o sentimento da cidade neste momento. Todos se manifestaram em favor das decisões do Governo do Estado e da Prefeitura em realizar o isolamento social e horizontal”, disse o prefeito.

Segundo ele, os parlamentares demonstraram preocupação com a vulnerabilidade de muitas pessoas que vivem em áreas mais pobres e “esquecidas” de Fortaleza, e como o vírus pode afetar tais comunidades e suas famílias. No encontro, os vereadores também trataram sobre a criação de uma rede de proteção social em relação a essas famílias, mas que também envolva uma rede de solidariedade da cidade, bem como da sociedade civil organizada.

“A Câmara Municipal tem assumido papel em mobilizar doação de alimentos e de insumos para poder ajudar a rede solidária. Há diversos esforços pequenos, silenciosos, de empresas e entidades religiosas. Mas o mais importante é entender que a gente pode contar com outro irmão fortalezense, seja na oração, na fé ou na distribuição de alimentos”, afirmou Roberto Cláudio.

Ainda de acordo com o prefeito, é preciso, neste momento de dificuldade, se atentar para as chamadas “fake news”, as notícias falsas, que segundo ele, são danosas e servem apenas para macular imagens. “São fatos e dados mentirosos, maliciosos que podem comprometer o nobilíssimo propósito da causa”, destacou ele.

Roberto Cláudio, que está isolado por conta do coronavírus, também comentou a situação do pai, o professor Roberto Cláudio Bezerra, que também foi acometido da doença. Na sexta-feira (27), o pai do prefeito, que está em uma UTI de um hospital de Fortaleza, teve seu quadro piorado, mas já melhorou neste sábado (28).

“Que a gente deixe de lado nossas diferenças, que nos unamos como um só povo. Que respeite a informação precisa e verdadeira, que a gente dê as mãos aos irmãos e que a gente possa manter a coerência dos atos e das palavras de nossas ações nas redes sociais. Quanto mais as diferenças de ordem religiosa e de ordem política forem deixadas de lado, e a gente for agindo como uma só sociedade, com mais eficiência e altivez, iremos responder a esse gravíssimo desafio” – (Roberto Cláudio)