Prefeito de Fortaleza destacou a transparência e a serenidade com que o Ministério da Saúde vem atuando na condução da questão até agora, mas cobrou apoio efetivo para estados e municípios. Foto: PMF.

O prefeito Roberto Cláudio participou, nesta quinta-feira (12), em Florianópolis (SC), da 77ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), onde debateu com técnicos do Ministério da Saúde a situação atual do coronavírus no Brasil, além do Plano de Contingência Nacional, os planos de secretarias de saúde municipais e o apoio do Ministério para execução das ações nos municípios.

Em sua fala, o prefeito Roberto Cláudio destacou a transparência e a serenidade com que o Ministério da Saúde vem atuando na condução da questão até agora, mas cobrou apoio efetivo para estados e municípios. Segundo ele, “estados e municípios são chamados a responder de forma rápida e efetiva a um eventual epidemia nas cidades que ainda não foram atingidas, por isso precisam de apoio efetivo do Governo Federal”.

Roberto fará parte do grupo de prefeitos que irá propor ao Ministério da Saúde o conjunto de medidas municipais preventivas e mitigadoras que devem contar com apoio técnico, logístico e financeiro do Ministério.

A comissão é composta pelos prefeitos Roberto Cláudio, de Fortaleza; Nelson Marchezan Júnior, de Porto Alegre; e Luciano Resende, de Vitória; além do presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Wilames Freire Bezerra, e do coordenador de Vigilância do Ministério da Saúde, Rodrigo Said.

Fonte: Ascom/PMF.