Prefeito se reuniu com secretários na manhã deste sábado (14). Foto: Reprodução/Facebook.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, determinou que o Procon Fortaleza inicie uma operação específica de fiscalização para combater a especulação em torno dos preços de produtos de prevenção a casos de coronavírus. Isso envolve farmácias e distribuidores de equipamentos e produtos de proteção individual, como álcool em gel e máscaras.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a decisão foi anunciada ao final de reunião realizada na manhã deste sábado (14), no Paço Municipal, com técnicos de várias áreas do Governo, quando foram atualizadas as informações sobre as ações do Plano de Contingenciamento de Fortaleza.

Muitos consumidores pelo Brasil têm reclamado da alta do preço desses produtos nas farmácias. A informação de pandemia de Coronavírus fez com que pessoas no mundo todo fossem a esses estabelecimentos comerciais e passassem a estocar os produtos.

A medida da Prefeitura quer, justamente, evitar que isso ocorra na Capital cearense. Outras propostas que o Governo deve adotar no Plano de Contingenciamento de Fortaleza é disponibilizar hospitais distritais e UPAs 24 horas para o atendimento de pacientes com suspeitas de contaminação com o vírus, como foi publicado nesta semana aqui no Blog do Edison Silva.

Em vídeo disponibilizado em suas redes sociais, Roberto Cláudio afirmou que até neste sábado (14) não havia confirmação de qualquer caso de pessoa infectada com o vírus  na cidade de Fortaleza. Ele ainda defendeu união entre poder público, iniciativa privada, população e movimentos sociais no combate à doença.

“Convoquei um grupo de gestores da Saúde da Prefeitura, nesta manhã de sábado, para fortalecer as mobilizações e ações preventivas em Fortaleza. Estamos ampliando a fiscalização e as medidas preventivas em relação à crise mundial de saúde. É muito importante seguirmos unindo forças para superar mais este desafio com determinação e trabalhando, ainda mais, de forma séria e científica”, disse o gestor.