Prefeito disse que obras preservarão o meio ambiente e darão qualidade de vida às pessoas. Foto: Reprodução/Facebook.

O prefeito Roberto Cláudio assinou, nesta terça-feira (10), a ordem de serviço para o início das obras da 1ª etapa do Parque Rachel de Queiroz, que compreende os trechos 1, 2, 5 e 6, situados nos bairros Ellery (Regional I) e Presidente Kennedy (Regional III). A requalificação do parque faz parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), iniciativa que visa a integração dos ambientes natural e construído da cidade de Fortaleza, impactando de forma positiva na qualidade de vida da população.

De acordo com o prefeito, o parque que será criado na cidade de Fortaleza será maior que o Ibirapuera, em São Paulo. Segundo disse, a obra não será totalmente concluída neste ano, mas a primeira etapa deve ser entregue até o fim de seu mandato.

A requalificação do Parque Rachel de Queiroz, assim como os demais projetos do FCS, será financiada por meio da contratação de operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD – Banco Mundial), no valor de US$ 73,3 milhões.

De acordo com Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), o parque trará benefícios imensuráveis para a cidade de Fortaleza, em especial para a população residente nos bairros que receberão as intervenções. A titular ressalta ainda que este é o primeiro financiamento específico para a área ambiental e de sustentabilidade.

“São obras que vão impactar positivamente o meio ambiente da cidade e a vida dos moradores, em especial os residentes nos bairros das áreas de intervenção e no seu entorno. Este parque é, sem dúvidas, uma grande inovação social e urbanística”, ressalta.

Parque Rachel de Queiroz

O Parque Rachel de Queiroz é um parque linear com 10 km de extensão e uma área total de aproximadamente 203 hectares, localizado na área oeste do município. As intervenções no Parque irão beneficiar diretamente 285 mil pessoas, em uma área de abrangência de 14 bairros, sendo eles: Monte Castelo, Alagadiço/São Gerardo, Presidente Kennedy, Pici, Antônio Bezerra, Dom Lustosa, Henrique Jorge, Autran Nunes, Villa Ellery, Parquelândia, Amadeu Furtado, Bela Vista, Padre Andrade e Genibaú.

Com informações da Ascom/PMF.