Zé Ailton Brasil (PP) ao lado de lideranças do PT cearense. Foto: Divulgação.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, atualmente, no Progressistas (PP), se filiará ao Partido dos Trabalhadores (PT), na próxima sexta-feira (20), para tentar reeleição. A legenda havia programado um evento considerável com a presença de diversas lideranças da agremiação da Região do Cariri. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, a solenidade foi cancelada.
De acordo com o presidente do PT Ceará, Antônio Filho, o “Conin”, todas as plenárias que seriam realizadas pelas lideranças do PT foram desmontadas. O partido está orientando que as direções locais realizem filiações e contatos através de telefonemas e videoconferências, substituindo as atividades presenciais.
“Quando muito, podem fazer reuniões com até cinco pessoas. Tínhamos uma filiação para fazer em Boa Viagem, recentemente, mas cancelamos e fizemos pela Internet”, afirmou.
O aviso também foi transmitido para o PT de Fortaleza, que abriu processo de escolha interna para o nome que deve disputar a Prefeitura de Fortaleza em outubro próximo. O presidente municipal, Guilherme Sampaio, havia aprovado há duas semanas o calendário de discussões dentro do grêmio.
A filiação de Zé Ailton Brasil ao PT será feita através de anúncio nas redes sociais. “Nossa orientação é que todo mundo colabore seguindo as orientações que os órgãos de saúde estão repassando. Por isso, dia 20 não vamos mais fazer o grande ato que seria realizado no Crato. Também orientamos a todos os diretórios municipais a desmarcarem suas agendas”, destacou Conin.
Último ato
Zé Ailton Brasil é a mais nova aquisição do PT do Ceará. O partido, recentemente, anunciou a filiação da ex-deputada pedetista, Mirian Sobreira, em seus quadros, no Iguatu. O último ato público do partido foi a filiação do ex-deputado estadual, Agenor Ribeiro, egresso do Democracia Cristã (DC). Ribeiro é pré-candidato a prefeito em Salitre.