Julierme Sena acredita que a medida pode tornar gêneros mais igualitários. Foto: CMFor.

Está tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Lei de autoria do vereador Julierme Sena (PROS) que cria o projeto “Lugar de Mulher é onde ela quiser”, concedendo meia entrada para mulheres em jogos de futebol e outras atividades esportivas na Capital cearense. A matéria deve ser avaliada pelas comissões técnicas da Casa antes de ser votada no Plenário Fausto Arruda.

De acordo com a proposta, fica assegurado às mulheres o acesso aos jogos de futebol e quaisquer outras atividades esportivas em estádios, clubes e ginásios poliesportivos mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral. O benefício aplica-se a qualquer atividade esportiva promovida por entes públicos e privados.

Ainda segundo a matéria, todos os setores dos estádios, clubes e ginásios poliesportivos devem fornecer o benefício proposto no texto original do projeto. Em justificativa, Julierme afirmou que a proposta busca a igualdade entre os gêneros e “para que as mulheres possam ver seu futebol e marcar presença como telespectadora e praticante” do esporte.

“Houve uma época em que a frase ‘isso é coisa de homem’ foi usada, devendo essa conduta ser desestimulada, pois hoje a mulher trabalha, sustenta a casa, tem seus projetos profissionais e pode optar pelo local em que irá frequentar, representando um ganho de espaço cada vez maior, reduzindo ou buscando reduzir a desigualdade de gênero ainda existente” – (Julierme Sena)