A Prefeitura de Fortaleza promove, de 04 a 06 de março, no Centro de Eventos do Ceará, a 4ª edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. Realizado por meio da Coordenadoria de Relações Internacional e Federativas (Cerif), o evento reunirá especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate de políticas públicas que transformam cidades. A expectativa dos organizadores do evento é receber mais de mil pessoas por dia.

O Seminário é vinculado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contará com sete painéis temáticos, entre eles: Mobilidade, Espaços Urbanos e Cidadania; Saúde; Juventude e Empreendedorismo; Economia e Cidades Criativas; Educação; Primeira Infância; e Protagonismo das Cidades.

As inscrições para o 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades podem ser realizadas de forma online clicando aqui. Para os universitários, a inscrição deve ser feita neste link. No final do evento, os estudantes receberão um certificado de participação com carga horária de até 20h.

O evento conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento de América Latina (CAF), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Grupo J. Macêdo, Café Três Corações, Universidade de Fortaleza (Unifor), iProject TI, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

O seminário segue uma política de responsabilidade sustentável desde sua primeira edição, em 2017, com a ação de neutralização do carbono, além da utilização de copos ecológicos, papéis recicláveis e ecobags.

Convidados

Estão confirmados para o evento o presidente do Conselho do World Urban Parks, organismo representativo internacional de parques urbanos, espaços abertos e setores de recreação, com sede na Nova Zelândia, Gil Peñalosa; a pioneira americana que ajudou a moldar as práticas e políticas da primeira infância nos Estados Unidos e em outros diversos países, Sharon Lynn Kagan, da Universidade Columbia (EUA); o neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, que lidera o Projeto Andar de Novo, que já soma 20 anos de pesquisa em interface cérebro-máquina; e Marc Brackett, diretor-fundador do Centro de Inteligência Emocional da Universidade Yale (EUA) e professor do Centro de Estudos da Criança da Escola da mesma universidade.

Hackathon

Como parte da programação oficial, acontecerá o Hackathon de Inovação na Gestão Pública, uma imersão que reunirá um grupo de 80 participantes selecionados, entre servidores e membros da sociedade civil, nos três dias do evento. As mesas vão buscar soluções inovadoras para problemas reais da cidade de Fortaleza a partir do leque de desafios agrupados em três eixos: Gestão Inteligente, Gestão de Pessoas e Gestão para o Usuário. A equipe vencedora ganhará um prêmio no valor de R$ 5 mil.

Eventos paralelos

O 4º Seminário Internacional contará também com três eventos paralelos, nos dias 04 e 05 de março:

De Fortaleza a Copenhague numa Bike, uma Conversa sobre Políticas Cicloviárias

A Embaixada da Dinamarca no Brasil e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária em Fortaleza irão apresentar os sistemas cicloviários e as políticas de mobilidade urbana sustentável implementadas nas duas capitais, no dia 04 de março, das 16h às 19h, no Centro de Eventos do Ceará.

Deliberação Cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas

No dia 05 de março, das 9h às 12h, no Salão Pecém do Centro de Eventos, será realizado o painel “Deliberação Cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas. A experiência do Conselho Cidadão de Fortaleza” debaterá os desafios e oportunidades dos júris cidadãos (Assembleias, Conselhos), também chamados de mini-públicos, como uma metodologia inovadora na tomada de decisões sobre as políticas públicas, ouvindo mais diretamente as demandas da sociedade.

O debate terá como convidado principal Iain Walker, diretor executivo da NewDemocracy, fundação australiana que coordena o programa “Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections” (“Capacitando iniciativas nacionais que levem a democracia além das eleições”, em tradução livre), do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (Undef). Fortaleza está entre um pequeno grupo de cidades do mundo que desenvolveram essa iniciativa de democracia deliberativa.

O painel terá como convidado principal Iain Walker, diretor executivo da newDemocracy Foudation, fundação australiana pioneira na realização de mini-públicos e coordenadora do programa da Undef “Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections” (“Capacitando iniciativas nacionais que levem a democracia além das eleições”, em tradução livre).

Será apresentada a experiência de Fortaleza, a primeira de três cidades no mundo escolhidas para realizar o projeto de democracia deliberativa “Projeto Conselho Cidadão: Vencer o Desafio do Lixo – Uma Fortaleza Viva e com Mais Saúde para Todos”, tema proposto pela Prefeitura de Fortaleza ao mini-público, formado por 40 moradores da cidade sorteados por sistema aleatório. O desenvolvimento do projeto foi coordenado pelo Instituto de Planejamento (Iplanfor) em parceria com o coletivo Delibera Brasil.

O painel contará ainda com a participação de Mário Fracalossi, superintendente Adjunto do Iplanfor; Silvia Cervellini, coordenadora do coletivo Delibera Brasil; o deputado Salmito Filho e o professor Hermano Carvalho (UECE), coordenador do Laboratório de Administração Pública e Gestão Inteligente de Cidades. Em seguida, haverá o lançamento do guia “Levando a Democracia para além das Eleições”.

Café com Design

A Rede de Cidades Criativas da Unesco será tema da edição especial do Café com Design, no dia 05 de março, quinta-feira, das 16h às 19h. O evento da Associação Ceará Design será realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e reunirá profissionais e especialistas nacionais e internacionais de diversos segmentos da economia criativa para um bate-papo sobre experiências e processos criativos. Em 2019, Fortaleza foi escolhida Cidade Criativa do Design pela Unesco, e o concurso da marca Fortaleza Cidade do Design será lançado nesta edição especial. O Eevento é gratuito e aberto ao público.

Serviço:
4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades
Data: 04 a 06 de março 2020
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Salão Taíba, Entrada A, pela Av. Washington Soares, Pavilhão Leste.

Com informações da PMF.