Foto: Ascom/Aprece.

Prefeitos e secretários municipais de Saúde do Ceará compareceram a sede da Aprece – Associação dos Municípios do Estado do Ceará, em Fortaleza, nesta terça-feira (17), e disseram ao Doutor Cabeto, secretário de Saúde do Estado, e aos representantes do Ministério Público que necessitam de recursos para comprar os insumos de prevenção ao coronavírus (Covid-19). Os gestores pediram treinamento para o pessoal que, em cada município, vai colher a amostra do material para saber se o paciente está infectado. Pediram ainda kits de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs (máscaras, luvas, óculos, álcool em gel e desinfetantes) para serem usados pelos profissionais.

De concreto mesmo os prefeitos receberam no encontro só orientações: criar um fluxo de atendimento (desde a portaria do hospital até o internamento; não deixar faltar sabão e álcool em gel nas unidades de saúde; baixar decreto adequando o município ao decreto assinado pelo governador Camilo Santana suspendendo as aulas nas escolas públicas por 15 dias e quaisquer outras atividades que promovam aglomerações de pessoas como shows, feiras livres, inaugurações; suspender as atividades nos CRAS com os idosos; etc. A Aprece disponibilizou no site um modelo de decreto a ser adaptado por cada município. Acesse AQUI.

Na abertura da reunião, o presidente da Aprece, Nilson Diniz, ressaltou a importância da mobilização das administrações municipais para o enfrentamento do Covid-19. O professor Doutor Ivo Castelo Branco fez uma palestra técnica sobre informações gerais do surgimento da doença, sintomas, forma de contágio e principais cuidados a serem adotados.

Para colocar em prática o Plano de Contingenciamento, a prefeita de Alto Santo, Iris Gadelha, disse que o município não tem como contratar mais médicos. A secretária de Saúde de Itapipoca enumerou a quantidade de funcionários da Saúde e quanto a prefeitura precisava para comprar os Kits de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

O secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, disse que o governo está elaborando uma compra global de material e faria isso conversado com a Aprece, bem como a duplicação do número de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e da carga horária dos servidores dos hospitais. Ele enfatizou que é fundamental que os municípios coloquem em prática seus planos de contingenciamento, mediante a adoção de um fluxo de procedimentos.

Dr. Cabeto salientou a importância da criação de planos de deslocamentos nos municípios, nos casos mais críticos da doença que necessitem encaminhamento para unidades de referências. Isso mediante transporte sanitário isolado e com o planejamento necessário. O secretário ventilou a possibilidade de adiamento de algumas cirurgias eletivas, no caso de grande lotação das unidades. Cirurgias estas que deverão ser realizadas em momento posterior, possivelmente em algum esquema de mutirão.

Doutor Cabeto citou como medida a ser adotada, sem dá prazos, compra em grande escala, de comum acordo entre Estado e municípios, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – como máscaras, luvas, álcool em gel, sabão, etc). A aquisição deverá acontecer de forma coletiva, de modo a baratear os custos. Detalhes que deverão ser definidos em reuniões de trabalho entre representantes da Sesa, da Aprece e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/CE).

Sobre a realização dos exames para comprovar a infecção da doença, Dr. Cabeto informou que, nesse momento inicial, o Ceará deverá contar com 10 mil kits. “A notificação é fundamental para conter o avanço da doença. Desde ontem (16/03), o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) passou a realizar o exame no Ceará. O resultado é rápido, fica pronto entre 3 e 6 horas”, disse, salientando que os municípios devem priorizar a realização dos exames e a correta notificação, treinando suas equipes para fazer a coleta de forma adequada e segura. O funcionário da prefeitura de Reriutaba disponibilizado para ser treinado em Sobral ainda não foi chamado para fazer o curso.

O Ministério Público do Estado (MPCE) se fez presente ao evento por meio do promotor de Justiça, Eneas Romero de Vasconcelos, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Cidadania, do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde Pública (CAOCIDADANIA) 19ª Promotoria de Justiça de Fortaleza; e da procuradora de Justiça, Isabel Porto, coordenadora auxiliar do CAOCIDADANIA – 26ª Procuradoria de Justiça.

A Aprece será a instituição que fará a ponte direta entre a Sesa, que como órgão  que coordena todas as ações de vigilância e saúde, e os municípios cearenses. “O momento agora é de união. Precisamos, Estado e municípios, estruturar o combate ao Coronavírus de forma regionalizada e eficiente”, disse o presidente da Aprece, Nilson Diniz.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece).