“Eu estou atento à gravidade desse pico epidêmico e vou continuar agindo com a mesma prioridade”, disse o prefeito. Foto: Ascom/PMF.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na manhã deste sábado (21), fez uma transmissão, via mídias sociais, para falar que permanece de quarentena porque testou positivo para a COVID-19 e dizer sobre as ações que o município de Fortaleza está realizando por conta da pandemia do coronavírus. O gestor apresenta um quadro assintomático, mas mesmo em situação de isolamento, segue trabalhando em casa, conduzindo um grupo com representantes de diversos órgãos, via Internet.

A Prefeitura de Fortaleza está utilizando carros de som para intensificar a campanha de conscientização da população sobre o isolamento social.
Em ruas, avenidas e pontos tradicionais de maior concentração em bairros de Fortaleza, os veículos estão divulgando a mensagem de que é indispensável a colaboração de cada um, com as pessoas permanecendo em casa.

Roberto Cláudio destacou na “live” que também participa, à distância, de grupo coordenado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, que inclui instituições do estado como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça do Ceará, a Assembleia Legislativa, que seguem se reunindo de forma remota.

“Eu estou bastante atento à gravidade desse pico epidêmico e vou continuar agindo com a mesma prioridade. Proteger vidas, salvar pessoas em maior risco, prestar assistência e seguir com o conjunto de medidas que estão sendo implantadas pela Prefeitura e pelo Governo. A tendência é um aumento de casos ao longo das próximas semanas, o que vai demandar assistência mais complexa. É importante focar nossos esforços em recursos, insumos e energias para garantir uma rede de proteção à vida em Fortaleza”, disse.

Roberto Cláudio destacou, ainda, a importância do isolamento social neste momento, reforçando a importância dos fortalezenses se manterem em casa como o melhor meio de prevenção do coronavírus. “O histórico dos exemplos internacionais mostram que, no momento, em que a doença começa a aumentar a incidência, é o momento crítico para que o isolamento social seja exercido. Em especial, os residentes acima de 60 anos de idade, que são o grupo de risco, que desenvolve sintomas mais agudos e demanda leitos de UTI”, pontuou.

Ações implantadas

Dentre as ações implantadas pela Prefeitura de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio destacou a presença de carros de som e equipes de fiscalização nas praias para evitar aglomeração de pessoas; as entregas dos kits alimentares para os 230 mil alunos da rede municipal a partir da próxima segunda-feira (23); a campanha de vacinação para idosos de 80 anos por meio de visitas domiciliares, junto com a entrega de medicamentos contínuos para evitar a ida do grupo de risco aos postos de saúde.

Para os idosos acima de 60 anos, além dos 113 postos de saúde da capital, as escolas municipais, estaduais e particulares também terão pontos de vacinação de forma a evitar a aglomeração de pessoas, facilitar o acesso e reduzir o tempo de permanência, também a partir da próxima segunda-feira.

Em relação ao transporte público, uma força tarefa vem evitando concentração de pessoas nos terminais, mantendo um número de veículos da frota que dá folga à demanda existente, para que os passageiros usem o transporte sem aglomeração.

O prefeito citou, ainda, a abertura de novos leitos de UTI especialmente voltados para casos agravados da COVID-19 no Hospital Leonardo da Vinci, adquirido recentemente pelo Governo do Estado, e os novos leitos do Instituto Dr. José Frota 2, que terá 44 novos leitos em abril e outros 30 em maio, com possibilidade de expansão.

Veja o trabalho que os carros de som vem fazendo nos bairros de Fortaleza de intensificação da campanha de conscientização sobre a importância, neste momento, do isolamento social:


Com informações da Ascom/PMF.