Foto: Reprodução da reunião virtual dos petistas recebendo a filiação de Ailton Brasil.

O prefeito do município do Crato, José Ailton Brasil, deixou os quadros do Progressistas (PP) e se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) no início da noite desta segunda-feira (23). A agremiação iria realizar um evento com a presença de lideranças de toda a região do Cariri. No entanto, devido a pandemia de coronavírus, a solenidade foi cancelada.

Participaram da videoconferência o presidente estadual do PT, “Conin”, o deputado estadual Fernando Santana e lideranças ligadas ao deputado federal, José Nobre Guimarães. O prefeito José Ailton Brasil deverá disputar reeleição neste ano, e por ter proximidade com petistas, decidiu se filiar ao Partido dos Trabalhadores.

Nos últimos meses, o PT avançou sobre lideranças municipais com o objetivo de lançar o maior número de filiados com possibilidade de eleição no Interior. Depois de Mirian Sobreira (ex-PDT), em Iguatu,  e Agenor Ribeiro (ex-DC), em Salitre, agora foi a vez de José Ailton Brasil do Crato.

A legenda espera ainda fortalecer outros nomes no Cariri, e desde o ano passado busca convencer Fernando Santana a entrar na disputa municipal, seja em Barbalha ou Juazeiro do Norte. O parlamentar, porém, aguarda algumas definições nos municípios da região para saber se poderá enfrentar o pleito deste ano.