PDT adiou encontro que iria realizar neste fim de semana. Foto: Divulgação.

Os partidos políticos com representação no Ceará iniciam, a partir deste fim de semana, uma série de encontros visando o pleito eleitoral deste ano. Durante o mês da chamada “janela partidária”, o objetivo principal das agremiações é atrair o maior número de potenciais candidatos com densidade eleitoral para eleger o maior número de postulantes, principalmente, nas casas legislativas do Interior do Estado.

O PSL, por exemplo, realiza, neste domingo (08), primeiro encontro de preparação de candidatos para as eleições 2020. De acordo com o presidente da sigla, Heitor Freire, a legenda realizará o I Encontro do Programa de Preparação de Candidatos e de Comissões Provisórias, em Fortaleza.

O evento é voltado para os pré-candidatos da legenda no estado, interessados em disputar os cargos de prefeito como de vereador no pleito de outubro. A programação inclui orientações técnicas nas áreas jurídica e contábil, as quais receberão convidados especialistas, e ainda apresentações políticas do partido, como as estratégias do PSL Jovem para o ano de 2020 e uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, promovido pelo PSL Mulher.

O I Encontro do Programa de Preparação de Candidatos e de Comissões Provisórias acontecerá em hotel de Fortaleza, a partir das 8:30 e segue até às 16 horas. O evento é aberto ao público em geral.

A Rede Sustentabilidade realiza neste sábado (07) sua convenção estadual em que vai eleger a nova executiva para o biênio 2020-2022. É este grupo que vai comandar o partido durante a disputa eleitoral deste ano.

Pleito de 2020

De acordo com a direção do partido, a chapa formada será de consenso, sem disputa, e reconduzirá, praticamente, os mesmos membros da executiva atual.

O advogado Adriano Pessoa será reconduzido para o cargo de presidente estadual, enquanto que Aécio Holanda  será mantido na coordenação. A ex-vereadora Toinha Rocha segue na tesouraria. Outros nomes, que serão candidatos a vereador no pleito de 2020, também compõem o quadro de dirigentes partidários da sigla.

Remarcadas

O PDT também tinha preparado reuniões que iriam ser realizadas a partir deste fim de semana. No entanto, conforme informou o deputado federal André Figueiredo, elas foram remarcadas para início na próxima semana, começando no Sertão Central. O partido aguarda recuperação de Cid Gomes, após tiros que atingiram o dirigente durante motim da Polícia Militar em Sobral.

A principal agenda da legenda para este mês ocorrerá no próximo dia 14 de março, quando realizará o Encontro Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. No evento, será realizada a convenção municipal do partido e a inauguração da sede regional Cariri.

Desempenho eleitoral

O PROS realizou seu encontro semanal na quinta-feira (05), onde discutiu temas relativos ao processo eleitoral de 2020. Aliados do pré-candidato Capitão Wagner, por exemplo, fazem avaliação do movimento paredista dos militares no desempenho eleitoral do postulante na Capital cearense.

O parlamentar, porém, está otimista. Na reunião realizada na última quinta, o partido sinalizou a possibilidade de eleger até sete nomes para a Câmara Municipal de Fortaleza. PSC, Avante, Podemos e Republicanos também têm participado de encontros com lideranças do PROS.