Empresário Ozires Pontes quer iniciar trajetória política começando pela Prefeitura de Massapê. Foto: Reprodução/Rede Social.

Algumas gratas surpresas poderão surgir nas eleições municipais deste ano, como já ocorreram, embora timidamente recentemente, trazendo esperanças para o arejar e renovar de quadros da política cearense. Informações nos dão conta do despontar de vários jovens já determinados a encararem as urnas na disputa majoritária no Interior, dentre eles o jovem empresário Ozires Pontes (PSDB). Em 2018, os cearenses elegeram alguns jovens para o primeiro mandato na Câmara dos Deputados (AJ Albuquerque, Célio Studart, Denis Bezerra, Eduardo Bismarck, Júnior Mano, Pedro Bezerra), além de reeleger Domingos Neto, por sinal, com atuação destacada no cenário nacional, desde quando assumiu a liderança da bancada do seu partido, o PSD, e agora como relator geral do Orçamento da União, no momento que ele passou a ser parcialmente impositivo.

A renovação de quadros na política cearense e nacional é sempre esperança de avanço nas mudanças do modo de fazer política, hoje, embora bem diferente do praticado antigamente, ainda com muitos vícios que só atrasam o desenvolvimento social e econômico da nossa Nação. Mesmo com alguns dos novos políticos sendo umbilicalmente ligados a tradicionais famílias de “Coronéis”, eles procedem diferentemente, quer por conta da educação recebida – chegaram a frequentar a universidade, quer pelas exigências e controle da própria sociedade e dos órgãos públicos, realidades inexistentes no passado.

Ozires Pontes quer ser prefeito de Massapê, um Município da Zona Norte do Estado, berço da sua família por parte do pai, o senador Luiz Pontes, um dos bons quadros da política cearense, hoje presidente estadual do PSDB. O senador Ozires Pontes, avô do jovem empresário e pretenso candidato a prefeito, foi um destacado político cearense, com vários mandatos na Câmara Federal, e uma rápida passagem pelo Senado da República. A importância política da família era confirmada com o número de mandatos dele, Ozires, e dos irmãos, incluindo o respeitabilíssimo e humanista médico e deputado estadual, Pontes Neto, também ligado ao Município de Quixeramobim.

A provável candidatura de Ozires à Prefeitura de Massapê, além de ser muito importante para aquele Município, hoje administrado por políticos anacrônicos, tanto o prefeito quanto o vice, ambos ex-prefeitos de décadas passadas, sem terem experimentado qualquer reciclagem, terá o potencial de influenciar outras mudanças no quadro da sucessão municipal fora dali, tantas são as coligações que poderão ser feitas pelo PSDB com partidos apoiadores dele, graça a influência de Luiz Pontes no PSDB, além das relações pessoais dele com lideranças políticas de outras agremiações.

Em Massapê, ainda graças a influência da família Pontes, o PSDB tem uma certa força política. Ozires, como o seu pai, Luiz Pontes, constantemente estão no Município fazendo política, andanças recentemente intensificadas após incursões do presidente estadual do PSD, Domingos Filho, para a filiação do prefeito e seu vice, ambos eleitos pela coligação do MDB com o PSDB, no pleito de 2016. Massapê, com a candidatura de Ozires, poderá voltar a ter espaço no cenário político estadual, como antigamente, sonho interrompido com a não reeleição do último jovem prefeito, o hoje deputado federal AJ Albuquerque.