O presidente estadual do Novo, Célio Fernando, o João Amoêdo da nacional e o empresário Geraldo Luciano. Foto: Divulgação.

Na noite dessa segunda-feira (02), o Partido NOVO definiu, durante convenção, o Diretório Municipal do partido, liderada pelo empresário Jerônimo Ivo. Na ocasião, o empresário Geraldo Luciano, que foi aprovado no processo seletivo para postulante à pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, ratificou a sua pré-candidatura pelo NOVO para as eleições de outubro. Participou da convenção o presidente do Diretório Estadual, Célio Fernando.

“Com o presidente do Diretório Estadual, estamos vivendo um novo sistema de organização dentro do NOVO. Vamos trabalhar unidos. Esse momento, de crescimento e projeção, resume bem a atual construção do partido. Vamos agora para o maior desafio, que é o diretório municipal”, destacou Jerônimo Ivo.

“Teremos uma eleição pela frente e vamos participar com uma chapa forte, com pessoas comprometidas e competentes, para mudar a Câmara Municipal. Sabemos que é fundamental que essa mudança ocorra em todos os níveis. O NOVO veio fazer a diferença e transformar a sociedade”, disse Geraldo Luciano.

Vereador
As inscrições para o processo seletivo do Partido NOVO a postulante ao cargo de vereador teve data de conclusão prorrogada para o dia 12 de março, mas o início do processo precisa ser feito até o dia 08/03. Para se inscrever, é preciso ser filiado e entrar no site do partido (www.novo.org.br/queroservereador).

Atribuições
O vereador é um integrante do Poder Legislativo municipal que representa os interesses da população, ouve os eleitores e, dentro do possível, busca com que o Executivo atenda as demandas da população. Dessa forma, estabelece uma ponte entre o governo e o povo. Ele também fiscaliza a administração do prefeito, acompanha o Poder Executivo (principalmente na aplicação dos recursos) e observa o orçamento, o que contribui para um bom uso do dinheiro público.

As leis municipais, assim como a própria Constituição Federal, estabelecem o que compete ou não ao vereador. Seus projetos, emendas e resoluções votadas no plenário tratam normalmente sobre matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, mobilidade urbana, saneamento etc. As leis deliberadas, criadas, emendadas ou extintas pelos vereadores têm efeitos exclusivos aos municípios a que eles pertencem.