Ésio Feitosa garantiu que pelo menos oito hospitais e seis UPAs serão a porta de entrada para pacientes com suspeitas de coronavírus. Foto: CMFor.

A pandemia de coronavírus foi tema de discussão no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (12). Em resposta às considerações do vereador Sargento Reginauro (sem partido), o líder do Governo na Casa, Ésio Feitosa (PDT), destacou que a Prefeitura está se preparando para enfrentar eventuais casos que cheguem na cidade.

Segundo ele, hospitais distritais e Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) estão preparadas para atender pacientes futuros com sintomas positivos do vírus. Reginauro questionou sobre as ações do Governo Municipal para preparar a cidade sobre a pandemia que já atinge todo o mundo.

“Na China se constrói um hospital em dez dias, e aqui o IJF II está há anos sem ser entregue. Estamos em Fortaleza onde a gripe e a dengue matam, e está chegando aí algo mais grave. Precisamos nos cuidar”, disse o vereador da oposição. Ele também defendeu que a Câmara Municipal tome providências para evitar que as pessoas que visitem o equipamento sejam acometidas do vírus.

“Fortaleza recebe voos internacionais diariamente e não tomou uma atitude concreta sobre as providências que serão adotadas para que a população seja orientada, para nos prevenir e nos anteciparmos contra esse vírus. A prefeitura gasta milhões em propaganda apenas com viés político”, disse Reginauro.

Plano

Ésio Feitosa, em resposta, disse que a prefeitura já criou um plano de contingência para combater o vírus “que é o principal motivo de preocupação para todos nós e que tem agido com severidade em outros países e chegará forte no Brasil”.

Segundo ele, Fortaleza tem um plano de contingência definido com o Ministério Público Estadual. Pelo menos oito hospitais e seis UPAs serão a porta de entrada para pacientes com suspeitas de coronavírus em Fortaleza.

Unidades

As unidades que estão preparadas para receber eventuais infectados são: o Hospital Nossa Senhora da Conceição, o Hospital infantil de Fortaleza, o Frotinha de Messejana, Frotinha da Parangaba, Frotinha de Antônio Bezerra, Gonzaguinha de Messejana, Gonzaguinha do José Walter e Gonzaguinha da Barra do Ceará.

“Fortaleza está preparada para dar assistência àqueles que peguem esse coronavírus. Subo à tribuna pra trazer esclarecimentos, para demonstrar como a fala da oposição tenta, com argumentos vazios, confundir a população de Fortaleza”, rebateu Feitosa.