Moisés Braz comunicou o cancelamento do evento de São José que seria promovido pelo Governo do Estado. Foto: ALECE.

A tentativa de evitar que a propagação do Covid 19 no Estado tem mexido com agendas políticas de diversos partidos do Estado do Ceará, inclusive alterando planos do próprio Governo estadual.

Nesta manhã de sexta-feira (13), na sessão plenária da Assembleia Legislativa, o deputado Moisés Braz (PT) informou que o evento de São José, tradicionalmente realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, não acontecerá. O intuito é evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus. “Sempre fizemos um grande evento voltado para a população rural, mas, como toda essa situação, temos que ser responsáveis”, acrescentou.

Segundo adiantou, os projetos inscritos no edital do Projeto São José IV serão avaliados, independente do evento, e contam com investimento de cerca de US$ 150 milhões. “É estratégico para nosso Estado que a população rural continue apresentando seus projetos para continuarmos gerando emprego e renda, levando a agricultura familiar e a pequena produção para o mercado”, justificou.

MDB altera eleições internas

No Pela Ordem, o deputado Walter Cavalcante (MDB) informou que seu partido não realizará mais o evento aberto para eleição interna dos novos componentes do Diretório Municipal e das comissões. A medida também visa evitar aglomeração de pessoas e prevenção à disseminação do novo coronavírus Covid-19.

De acordo com o parlamentar, o evento seria realizado em uma escola do bairro Vila Velha, com expectativa de receber mais de 1.200 pessoas. A eleição agora será feita na sede do partido, no bairro Meireles, no próximo domingo (15), a partir das 9h. “Domingo o MDB iria fazer um evento para homenagear lideranças do partido, entre eles, o ex-senadores Eunício Oliveira e Mauro Benevides, porém o evento foi adiado, seguindo recomendação de autoridades de saúde. Como medida de precaução, o evento foi cancelado, para evitar qualquer risco à saúde de todos. Ressaltamos que a eleição será interna, somente com membros filiados. Uma votação rápida. Votou, saiu”, disse.

PDT cancela evento no Interior

Em virtude da pandemia de coronavírus, decretada na última quarta-feira (11) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a palestra do ex-governador Ciro Gomes na cidade de Brejo Santo, que seria realizada neste fim de semana, foi cancelada. O evento contaria, além da presença de Ciro, com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente da Assembleia, deputado José Sarto. “O encontro fica para um momento futuro, quando não houver risco à saúde dos participantes”, informou o líder do PDT na Assembleia, deputado Guilherme Landim.