Foto: Ascom/CMFor.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (06) reunião promovida pelo Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), em parceria com a Comissão de Direitos Sistêmicos da OAB-CE, para debater a temática mediação de conflitos.

O coordenador do Escritório de Direitos Humanos, Cláudio Silva, reforçou o compromisso da Casa Legislativa de prestar atendimento à população fortalezense em diversas esferas. “O Escritório de Direitos Humanos é um serviço disponibilizado pela Câmara Municipal de Fortaleza e tem o objetivo atender, acolher, encaminhar e acompanhar demandas de violações dos direitos humanos da população da cidade. Especialmente atuamos nas demandas de natureza coletiva, como o direito a moradia, atendimento às comunidades carentes, direitos difusos como saúde, assistência, educação e direitos individuais que tenham repercussão social. Independente da temática, atendemos toda a população e encaminhamos para os órgãos responsáveis. Nos casos mais graves, fazemos o acompanhamento até a sua resolução”, relatou.

O coordenador conciliou as atividades do setor com a nova postura visualizada pela Comissão de Direito Sistêmico da OAB, na busca de proporcionar melhorias nas relações humanas. “O objetivo dessa reunião é capacitar os profissionais que atuam no Escritório, e também aproximar articulações institucionais. Nós estamos com a Comissão de Direitos Humanos da CMFor, com representantes do Ministério Público e, principalmente, com os colegas do Direito Sistêmico da OAB”, ressaltou Cláudio.

“A Comissão do Direito Sistêmico traz não um novo direito, mas um novo olhar nos conflitos humanos. As constelações familiares hoje é uma realidade dentro do judiciário, assim como na advocacia. Ela nos convida a um olhar mais humanizado, mais profundo com as relações. Diante mão, vi conexão com os Direitos Humanos e a Comissão. Levantamos essa bandeira dentro da OAB, junto com os nossos colegas advogados, buscando inserir essa nova postura que tem como base a filosofia de Bert Hellinger, pai das constelações familiares. Buscamos levar o pensamento sistêmico no sentido de garantir uma advocacia mais humanizada, mais expansiva”, disse Ana Tarna, presidente da Comissão de Direitos Sistêmicos da OAB-CE.

As medidas terapêuticas visam transformar o olhar do indivíduo na perspectiva de se perceber de uma outra forma. Ana Tarna enfatizou que é preciso olhar os conflitos internos de maneira diferente. “Trazendo essa consciência, você vai poder caminhar na sua vida de uma outra forma. Não estou falando de um milagre, mas é um convite há uma nova postura”, finalizou.

Foto: Ascom/CMFor.

O Escritório de Direito Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDAL)

Foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 583/2013, e conta com a coordenação do advogado Cláudio Silva. No fortalecimento da política de assistência das demandas da cidade, o EDHAL vem acompanhando a situação de diversas comunidades.

O Escritório funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 17h, e conta com três canais de atendimento: presencial na sede da Câmara Municipal de Fortaleza, localizada na Rua Thompson Bulcão, 830, bairro Luciano Cavalcante; contato por e-mail: [email protected]; e por telefone: 3444-8429.

Fonte: Ascom/CMFor.