Deputado afirmou ser necessário um posicionamento do PSD sobre a briga na Assembleia Legislativa. Foto: Blog do Edison Silva.

O deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) confirmou ao Blog do Edison Silva que o partido irá entrar com uma representação contra o deputado Leonardo Araújo (MDB) junto ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa. A denúncia considera que houve quebra de decoro por parte de Leonardo, que teceu uma série de acusações sobre o partido, citando o nome dele próprio e do pai, o ex-deputado e presidente estadual do PSD, Domingos Filho.

“Considero que, diante do que aconteceu aqui na Assembleia, o partido tem toda a legitimidade para entrar (com representação contra o deputado). Os episódios que ocorreram envergonham a Assembleia”, disse.

Neto afirma que nunca havia presenciado cenas como as ocorridas na última terça-feira (10), que culminaram em forte bate-boca entre dois deputados, após críticas de Leonardo Araújo à sua família, mesmo diante da deputada Patrícia Aguiar, mãe Domingos Neto, que estava presidindo a sessão plenária. “A primeira vez que eu vim na Assembleia foi em 1995, quando meu pai se elegeu pela primeira vez, e eu nunca tinha visto algo do tipo. Mas, repito, é legítimo o direito do partido de entrar com essa representação, é justo e necessária”, reiterou. A denúncia deve ser apresentada na próxima semana.

Na terça-feira (10), os deputados Osmar Baquit e Leonardo Araújo trocaram desaforos e só não consumaram a agressão física, em plena mesa diretora dos trabalhos da sessão ordinária do dia, por conta da interferência de outros parlamentares. A sessão foi suspensa. Os dois parlamentares foram advertidos pelo presidente da Casa, deputado José Sarto, e, posteriormente, pediram desculpas pela briga, mas o presidente da Assembleia disse que se algum partido representasse contra eles o processo administrativo seria instaurado.

Houve uma movimentação da parte dos adversários de Baquit, no sentido de que o PROS o denunciasse no Conselho de Ética. Baquit  disse que Leonardo comprou votos com emendas parlamentares para conquistar o mandato. Leonardo disse que Baquit era “pipoca”, em alusão a uma gangue que atuou no Município de Quixadá, onde o parlamentar faz política. Os dois ainda trocaram adjetivos como moleque e vagabundo.

Kassab no Ceará

Domingo Neto confirmou ainda que o PSD segue em agenda cheia, buscando novas afiliações. “Este mês, que é o último mês da janela eleitoral e do prazo de filiações, nós temos uma agenda extensa no Interior do Estado do Ceará, e também em Fortaleza”, adiantou.

No entanto, na manhã desta segunda-feira (16), devido ao coronavírus, o partido anunciou o adiamento de diversas atividades, assim como o cancelamento provisório da visita que Gilberto Kassab faria ao Estado.