Votação de projetos deve ser realizada de forma virtual. Foto: Agência Câmara.

Os deputados federais da bancada do Ceará estão sendo afetados com as recomendações das autoridades de saúde. Por serem representantes de muitos municípios, os parlamentares terão a participação com seu eleitorado reduzida nos próximos meses. Na próxima semana eles também votarão matérias de interesse no combate à pandemia de coronavírus.

Um dos 22 representantes do Ceará no Legislativo Federal, o deputado federal Capitão Wagner (PROS), apresentou sintomas da Covid-19, e aguarda para esta sexta-feira (20) resultado dos exames realizados na quarta-feira (18). Pré-candidato a prefeito de Fortaleza, o parlamentar demonstrou preocupação com o pouco tempo de campanha que postulantes terão no pleito deste ano.

“A gente não tem certeza se a eleição, de fato, vai acontecer. Se acontecer, acontecerá de forma bem diferente. Se o vírus estiver forte até julho, teremos apenas 45 dias de campanha para fazer movimentos. E até esses movimentos serão prejudicados por conta do trauma das pessoas”, lamentou o parlamentar.

Na próxima semana, os deputados federais participarão de sessões virtuais na Câmara Federal, e devem votar matéria dos locais onde estão. Neste mês de março também haverá definições das emendas, muitas delas sendo direcionadas para a saúde do Estado e dos municípios. “Enquanto não tiver direcionamento para aglomerações, faremos apenas reuniões individuais”, destacou Wagner.

Gestor da Educação por uma década, Idilvan Alencar (PDT) está tendo dificuldades nas determinações para se evitar aglomerações. Segundo ele, no novo contexto social tem procurado conversar com as pessoas via redes sociais.

O parlamentar apresentou projeto de Lei na Câmara para que empregadas domésticas não sejam penalizadas por conta da situação atual. “É hora de fortalecer outras estratégias já utilizadas, como conversas via redes sociais e votação remota. Também é importante que trabalhemos pautas relacionadas ao tema”, defendeu.

Eduardo Bismarck (PDT) esteve na Câmara Federal até à noite de quarta-feira (18), e encontrou acesso restrito ao local. Na segunda-feira passada ele determinou trabalho domiciliar para toda sua equipe de assessores, evitando contato físicos com eles. O pedetista colocou um número de telefone à disposição de seus eleitores e cancelou participação em qualquer evento de filiação.

“Enclausurado”

Representante do PSL, o deputado federal Heitor Freire viajou, ultimamente, por pelo menos quatro municípios. No entanto, com o crescimento dos casos de pessoas infectadas, resolveu obedecer às orientações das autoridades em saúde. “Ter o mínimo de contato e aguardar até o final do mês para avaliar a situação novamente. Temos que ser prudentes e aguardar as demais orientações dos especialistas”, ressaltou.

O deputado José Airton Cirilo (PT) disse que está “enclausurado” em seu apartamento, despachando demandas de suas bases e dialogando com a bancada do PT via redes sociais. Essa é uma determinação do partido, e qualquer demanda aos parlamentares da legenda deverá ser feita para os coordenadores de área ou para a liderança do grupo.

Municípios

André Figueiredo (PDT) retornou ao Ceará na madrugada desta quinta-feira (19). Segundo ele, os líderes dos partidos estarão toda semana em Brasília, inclusive ele. Idas aos municípios, até segunda ordem, estão suspensas para evitar aglomerações.

“Como é tudo muito recente, acompanharemos diariamente a evolução. Não podemos é dar mau exemplo. E como fazemos muito pelas redes sociais, estou acompanhando e respondendo a todas as demandas. Reuniões excepcionais somente internas e com número limitado de participantes”, destacou o pedetista.