Eleitos há dois anos, deputados se preparam para uma nova disputa eleitoral. Foto: ALECE.

Em meio a discussão sobre a “janela partidária”, diversos deputados cearenses, eleitos em 2018, já estão se preparando para disputar o cargo de prefeito no pleito de outubro próximo em seus principais redutos eleitorais. A bancada do Ceará na Câmara Federal também terá representantes se confrontando no período eleitoral que se avizinha. Os deputados estaduais Romeu Aldigueri, Leonardo Araújo, e Nezinho Farias, lançarão os nomes de suas respectivas mulheres para disputar prefeituras municipais.

O nome mais recente que se colocou como pré-candidata foi a deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD), que deve disputar, mais uma vez, a Prefeitura de Tauá. Aguiar foi derrotada nas eleições municipais de 2016 quando tentou reeleição. Na manhã desta sexta-feira (13), a parlamentar confirmou participação no pleito em sua terra natal.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), vários nomes já estão sendo sondados para as eleições deste ano. Em Caucaia, pelo menos dois deputados estaduais devem se confrontar na disputa eleitoral. São eles: Vitor Valim, do PROS, e o petista Elmano de Freitas. Apesar de não ser candidata à Prefeitura daquele Município, Érika Amorim (PSD) terá papel fundamental no pleito, visto que é esposa do prefeito Naumi Amorim, que tentará reeleição.

PT e PROS também devem se confrontar em Fortaleza, uma vez que os deputados federais Luizianne Lins e Capitão Wagner também se colocaram como pré-candidatos na Capital cearense. Outros deputados também têm sondado essa possibilidade. Célio Studart (PV) realizou, inclusive, evento partidário para se lançar como pré-candidato. Heitor Freire, do PSL, colocou seu nome à disposição do partido para, também, entrar na disputa.

Na Assembleia Legislativa, Renato Roseno (PSOL) e Heitor Férrer (SD), são outros dois que pretendem disputar o pleito em Fortaleza. Alguns deputados ouvidos pelo Blog do Edison Silva dão como certa a pré-candidatura do presidente da Casa, José Sarto (PDT) como o nome pedetista na disputa eleitoral na Capital. No entanto, quando questionado sobre essa possibilidade, o chefe do Poder Legislativo tem respondido que sua missão é concluir seu mandato como gestor da Assembleia.

Base governista

Ainda na Região Metropolitana, Bruno Gonçalves (PL) já se coloca como pré-candidato em Aquiraz. Em Maracanaú, Júlio César Filho (PDT) tentará, mais uma vez. Em 2016, ele foi derrotado por Firmo Camurça, que disputou a reeleição. O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) que já foi prefeito e vice de Maracanaú estará na disputa com Júlio César.

Na Região do Cariri, Nelinho, do PSDB, já se colocou como pré-candidato no Município de Juazeiro do Norte. Fernando Santana (PT) tende a postular, outra vez, a Prefeitura de Barbalha. Em 2016, o parlamentar foi derrotado no Município, mesmo tendo o apoio do governador Camilo Santana.

Adversária

Nizo Costa (PSB) também tentará, novamente, disputar em Cariús, onde em 2016 foi derrotado por ser mais novo do que seu adversário. Em Iguatu, Agenor Neto (MDB) tentará retornar para o posto de gestor da cidade. A ex-deputada estadual Mirian Sobreira, pelo PT, deve ser sua principal adversária local.

Aqueles parlamentares que não vão concorrer nas eleições deste ano, estarão envolvidos pois, vão estar apoiando familiares, amigos e afilhados políticos.