Para evitar contágio, deputados inovaram com sessão virtual. Foto: Reprodução/ TV Assembleia.

A Assembleia Legislativa do Ceará deu exemplo, na manhã desta quinta-feira (19), quando realizou um teste para a sua primeira sessão virtual com a participação de 27 dos 43 deputados da Casa. Com ao menos um parlamentar declaradamente infectado com o coronavírus, os demais membros do Legislativo Estadual estão buscando conscientizar o eleitorado da necessidade de evitar aglomerações.

A deputada Érika Amorim (PSD), por exemplo, tem estado em isolamento absoluto, se comunicando por meio de mídias digitais e aplicativos de mensagens. A equipe da parlamentar segue trabalhando remotamente, uma vez que todas as agendas presenciais foram suspensas. O whatsapp tem sido uma ferramenta para “reuniões” online.

“Tenho ligado para secretários e solicitado apoio a algumas demandas que recebo e tenho conseguido de casa estabelecer minha colaboração. Ontem e hoje participei dos testes virtuais para a nossa primeira sessão parlamentar virtual, que será já amanhã, as 9h30”, afirmou Érika.

A deputada Dra. Silvana (PL) sempre teve uma realidade rotineira de atendimentos e visitas, assim como participação em eventos religiosos. A parlamentar, porém, afirmou que o momento é de se evitar ao máximo determinados eventos.

“Para essa nova realidade estou acionando as redes sociais para me comunicar com os eleitores. Todos os eventos onde eu seria a preletora foram cancelados. Hoje recebi carta dos empresários a serem passadas ao plenário. Já coloquei no grupo dos deputados e o presidente Sarto deverá levar para o comitê de crise”, destacou.

 Bases eleitorais

Fernanda Pessoa (PSDB) também está reclusa. Segundo ela, o momento é de “aprendizado”, onde formadores de opinião “precisam mais ouvir do que falar”.

Como já faz uso frequente de mídias sociais para se comunicar com seu eleitorado, o deputado Acrísio Sena (PT) acredita que terá prejuízo menor neste período. Já Evandro Leitão (PDT) afirmou que suspendeu qualquer visita às bases eleitorais. “Tudo via telefone e celular”, disse.

Urgência

Osmar Baquit (PDT) está recluso em sítio no município de Quixadá, mas mantém contatos com prefeitos, vereadores e lideranças políticas via Whatsapp. Segundo relatou, secretários do Governo estão atendendo a demandas de suas bases. “Não tem outro meio. Não vou expor meu gabinete por conta desses riscos”.

João Jaime (DEM) também suspendeu qualquer atividade do mandato. “Tenhamos senso comum. Sejamos responsáveis conosco e nosso próximo. Sigamos as orientações e determinações do Ministério da Saúde. Não estamos de férias, estamos em contingência. Qualquer urgência resolvemos pelo Whatsapp”, disse.