Fernando Santana é Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: ALECE.

O deputado Fernando Santana (PT) apontou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (11), a importância do projeto Rota do Cariri para o fortalecimento turístico e econômico da região e do Ceará. A Rota inclui 55 pontos turísticos em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré.

O parlamentar agradeceu ao governador Camilo Santana e ao secretário de turismo do Estado, Arialdo Pinho, pela implantação do projeto. Ele afirmou que entrou com um requerimento solicitando ao secretário a disponibilidade de um recurso para que se estude as cidades da região que não foram inclusas dentre as seis citadas acima.

“Acredito eu que toda cidade tem um potencial de turismo e, com isso, pode gerar emprego e renda e melhorar a economia. Nosso pedido agora é que as outras cidades passem por um estudo de viabilidade para que possam ser incluídas na Rota do Cariri, podendo assim também ser vendida em nível nacional, para que também recebam recursos e que gerem oportunidade de emprego e renda através do turismo”, afirmou ao Blog do Edison Silva.

Potencial turístico

De acordo com Fernando Santana, o projeto Rota do Cariri, lançado no último dia 3 de março, é fruto de parceria entre a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Nossa região se destaca fortemente pelo turismo religioso e isso afeta positivamente toda a economia. A Rota do Cariri ajudará, sobretudo, no fortalecimento dos pequenos negócios de toda aquela região. Todo mundo ganha com esse projeto”, pontuou o parlamentar.

“O objetivo é explorar o potencial do turismo religioso e cultural dessa região tão importante, que recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes. Temos certeza que essa movimentação aumentará e beneficiará a todos”, observou.

O deputado Audic Mota (PSB), em aparte, observou que o turismo religioso e cultural aproxima a população de determinadas regiões da sua história. “É importante conhecer o quem tem no nosso Estado, na nossa região. Infelizmente, isso acaba se perdendo, pois as pessoas priorizam o turismo externo. Quanto mais conhecermos da nossa história, mais poderemos receber bem os visitantes”, ponderou.