Denis Bezerra quer entender quais critérios foram adotados. Foto: Agência Senado.

O deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE) requereu, através do RIC 204, de 2020, informações ao Ministério da Cidadania acerca das novas inclusões ao programa Bolsa Família. Em todo o Nordeste, apenas 3.035 novas famílias foram contempladas pelo programa.

O Sudeste foi a região mais beneficiada com 45,7 mil novas adesões, seguido pela região Sul (29,3 mil), Centro-Oeste (15 mil) e Norte (6,6).

“Desde a criação do programa em 2004, o Bolsa Família atravessa o período mais longo de restrição na inclusão das novas famílias. A contenção durou sete meses. Ao longo de 2019, a participação nordestina se manteve entre 35% e 39% diante das novas concessões”, ressaltou.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal, criado em 2004, e atende pessoas em situação de extrema pobreza, com renda per capita entre R$ 89 e R$ 178 mensais. Para participar, as famílias devem se inscrever no CadÚnico do Governo Federal. O sistema permite identificar quem são e onde estão as famílias de baixa renda no Brasil, além de ser usado para a aplicação de outros programas sociais como o BPC.

“Este é um importante instrumento de combate às desigualdades sociais, além de melhorar o poder de compra dos brasileiros, a transferência de renda proporcionada pelo Bolsa Família impacta a economia circulante com mais intensidade que o Seguro-Desemprego e o BPC”, completou Denis Bezerra.