Ex-deputado Carlos Matos tem atuado na Capital em busca de consolidar seu nome para a disputa majoritária. Foto: ALECE.

A crise na segurança pública do Estado, que fez com que muitos dirigentes repensassem a agenda política nesses dias, não atingiu o PSDB do Ceará. A sigla, que nos últimos anos viu sua influência diminuir no Estado, tem atuado nos bastidores para tentar eleger o maior número de vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza. Ainda na Capital cearense, o partido tem trabalhado o nome do ex-deputado Carlos Matos como pré-candidato a prefeito.

No último sábado, Matos participou do encontro com pré-candidatos a vereador de Fortaleza, enquanto que na Assembleia Legislativa, deputados tentavam votar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que veda anistia para militares amotinados. Durante a reunião com os pré-candidatos, o ex-parlamentar falou sobre os preparativos e expectativas das eleições de outubro próximo.

Na agenda do PSDB, informações sobre uso das redes sociais, legislação eleitoral e janela partidária, que tem início neste mês de março. O PSDB vem realizando, semanalmente, encontros com os pré-candidatos. A agenda deste mês será concluída com evento a ser realizado no dia 8 de março.

Quanto a Interior do Estado, encontros regionais devem ser programados e iniciados em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. A data ainda não foi definida, pois aguarda agendamento com o senador Tasso Jereissati, que deve participar do encontro.

Garantia

O presidente do MDB no Ceará, o ex-senador Eunício Oliveira, afirmou ao Blog do Edison Silva que o partido não vai realizar qualquer movimento nos próximos dias, enquanto não houver total garantia de segurança para a população no Estado. O partido havia marcado diversos encontros, a partir do início deste ano, mas essas reuniões tiveram que ser adiadas devido o momento de crise na segurança pública.

“A preocupação, hoje, é com a população em relação a greve”, disse o dirigente emedebista. Nas últimas semanas, a agremiação estava realizando diálogos com filiados da legenda que tinham ingressado em outros partidos, ou estavam descontentes com a sigla emedebista.

PROS

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que nos últimos meses realizou uma série de eventos com partidos confirmando apoio à pré-candidatura de Capitão Wagner a prefeito de Fortaleza, cessou as atividades de cunho político-eleitoral. De acordo com Wagner, presidente da legenda, a agremiação só deve retomar as discussões sobre as eleições de 2020, agora, após resolução total do impasse entre militares e o Governo do Estado.