Mesmo com diagnóstico de coronavírus, deputado Julinho participou da sessão remota desta quinta-feira (19). Imagem: Reprodução TV Assembleia.

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode ter atingido mais de dois deputados estaduais cearenses. O deputado Heitor Férrer foi quem disse que dois deputados estavam com o vírus. Além do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Júlio César Filho (Cidadania), o único que confirmou está infectado, outros dois parlamentares confirmaram estar aguardando resultados dos testes para o vírus, Marcos Sobreira (PDT) e Fernando Santana (PT), 1º vice-presidente da Casa.

Fernando e Marcos informaram, durante a sessão remota realizada nesta quinta-feira (19), que realizaram testes para o coronavírus e estão aguardando o resultado. Fernando Santana afirmou ter realizado o teste após apresentar alguns sintomas leves e disse estar isolado, longe inclusive da família. Marcos Sobreira afirmou também estar em isolamento.

Sobreira afirmou estar preocupado com um caso suspeito registrado na cidade de Iguatu, em que o paciente veio ao óbito nesta quarta-feira (18), com sintomas da Covid-19. O resultado dos testes realizados no paciente devem ser divulgados nesta sexta-feira (20).

Transmissão comunitária

Único parlamentar estadual com a doença confirmada até aqui, Júlio César Filho, participou da sessão remota desta quinta. Ele afirmou não ter conseguido identificar a origem da contaminação, o que caracteriza uma transmissão comunitária. Julinho disse estar apresentando sintomas leves e está isolado em um quarto de sua residência, evitando o contato inclusive com familiares. Ele destacou que, desde que apresentou os primeiros sintomas tratou de se colocar em isolamento.

 

 

Preocupação com testes

27 deputados participaram da sessão remota desta quinta-feira (19). Imagem: Reprodução TV Assembleia.

Ainda durante a sessão remota desta quinta-feira, a deputada Aderlânia Noronha (SD) demonstrou preocupação com pessoas que buscam fazer o teste para o coronavírus e não conseguem, mesmo em laboratórios particulares. Médico, o presidente Sarto ressaltou que a orientação de momento é que a testagem deva ser realizada, em virtude da pouca quantidade de kits, em pacientes sintomáticos e dos grupos de risco (idade avançada ou com outras comorbidades). “Pacientes assintomáticos podem dar um falso negativo, com positividade posterior. A recomendação técnica dos epidemiologistas é a realização de testes em pacientes sintomáticos, com febre e sintoma de infecção das vias aéreas superiores”, explicou.

Descartado

Ainda durante a semana, o deputado Leonardo Araújo (MDB) confirmou ter apresentado sintomas parecidos com o do coronavírus, mas, posteriormente, informou que os testes realizados apresentaram resultado negativo para a Covid-19.