Arte: ALECE.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Ceará promove, nesta segunda-feira (16), na cidade de Sobral, encontro com movimentos sociais para ouvir denúncias de violação aos direitos humanos registradas na região Norte do Estado. A reunião será às 14h, no Centro de Educação a Distância daquele município. A iniciativa é do deputado Renato Roseno (Psol), presidente do colegiado.

Este será o primeiro seminário que a Comissão pretende levar para o Interior a fim de ouvir as demandas na área dos direitos humanos das várias regiões do Estado, explica o parlamentar. O objetivo é, a partir dessa ausculta, elaborar um plano de trabalho para a Comissão.

O  encontro é aberto ao público e acontece no auditório 4 do Centro de Educação a Distância, localizada na rua Iolanda P. C. Barreto, 317, bairro Derby Clube.

Roseno observa que o colegiado acolhe demandas dos militantes dos direitos humanos. “Desde a década de 1990, a comissão é uma trincheira muito valiosa para a militância dos mais diversos grupos de afirmação dos direitos humanos, que nela encontraram acolhimento e parcerias para suas lutas”, ressalta.

O parlamentar lembra que a defesa dos direitos humanos é formada por várias frentes. “A luta em defesa dos direitos humanos hoje é formada por várias lutas: das pessoas com deficiência, dos negros, dos indígenas, dos quilombolas, das mulheres, das crianças, do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), da juventude, entre tantas outras”, enumera.

Fonte: Ascom/ALECE.