Cid Gomes defende que a escolha do nome para a prefeitura de Fortaleza seja última etapa do processo interno no PDT. Foto: Divulgação.

Principal aliado do governador Camilo Santana no Ceará, o senador Cid Gomes, presidente em exercício do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Estado, retoma proximamente suas atividades político-partidária, segundo aliados. Neste sábado (14) ele não foi para eventos do partido no Cariri, por recomendação médica para evitar encontro com muita gente no mesmo local.

Segundo Ciro Gomes, que esteve com Cid antes de viajar para proferir palestra no Município de Brejo Santo, em encontro do PDT, o irmão senador está quase que totalmente restabelecido e já tem organizada sua agenda para a retomada dos contatos para formação de alianças entre os partidos que formam a base de apoio do Governo Camilo Santana, assim como para as filiações partidárias de correligionários no restante deste mês.

O prazo final das filiações para candidatos neste ano é 3 de abril, pois no dia 4 de abril, seis meses antes do dia da votação, quem não estiver filiado não poderá ser candidato.

Cid Gomes ainda está convalescendo dos dois tiros que levou no motim de policiais, em Sobral, dia 19 de fevereiro passado. Ciro diz que ele nasceu de novo, mas não ficará com qualquer sequela, podendo continuar atuando como vinha fazendo ao longo dos últimos anos, e em especial neste momento de tomada de decisões importantes em razão das eleições municipais deste ano.

No Ceará, cada um dos 184 municípios onde ocorrerão eleições neste ano, tem histórias e particularidades próprias, sendo que o PDT é a legenda com maior número de prefeitos em todo o Estado. Por isso, acredita ser natural que se pretenda, se possível, aumentar o número de representantes nas cidades cearenses.

“Porém, temos que ter consciência e sentido de responsabilidade de que nenhum partido conseguirá dar conta sozinho. É nas eleições municipais onde as divergências mais aparecem, é onde elas mais se mostram”, disse o dirigente. “É importante que a gente tenha muita habilidade e capacidade de diálogo. Muita disposição para entendimentos’, disse Cid em recente entrevista ao Blog do Edison Silva.

Segundo ele, é preciso ultrapassar todo o processo eleitoral “sem confrontos, sem fissuras na grande base de sustentação do governador Camilo Santana”.