Ação visa auxiliar na proteção de profissionais da saúde durante pandemia de coronavírus no Ceará. Foto: Divulgação.

Entidades de diversas carreiras de servidores públicos no Ceará estão somando esforços com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para adquirir matérias-primas que permitam a fabricação de máscaras de proteção (face shields), divisores de fluxo para respiradores (permitindo que um respirador seja utilizado para até duas pessoas), bem como cample de tubo. A confecção do material é realizada por oito impressoras 3-D, atualmente em funcionamento.

De acordo com a presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (AudTCE/CE), Thaisse Craveiro, não há como imaginar o enfrentamento da situação sem que haja materiais de proteção para os profissionais de saúde, diante um cenário em que os hospitais serão bastante demandados e toda a coletividade está em risco.

“Sabemos que a união de esforços e a solidariedade são primordiais para minimizar os efeitos negativos decorrentes do novo coronavírus. Em virtude da alta demanda pelos equipamentos de proteção individual (EPI´s), são necessárias as impressoras 3-D, mas, principalmente, de materiais para a produção”, explica.

A campanha “Todos contra o coronavírus” também envolve outras ações, como a compra/recuperação de respiradores mecânicos e outros equipamentos de grande porte, em colaboração com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e empresários cearenses, e a realização de doação de alimentos e produtos de higiene.

Além da AudTCE/CE, a iniciativa também conta com o apoio da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará (APECE), a Associação Cearense de Magistrados (ACM), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), a Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (AMATRA7), a Associação dos Juízes Federais (AJUFE), a Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará (AUDITECE), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

A APECE prestará contas dos valores arrecadados e respectivas destinações por meio de suas redes sociais. Para viabilizar a produção, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da Resolução RDC nº 356, de 23 de março de 2020, autorizou, excepcionalmente, a fabricação de máscaras, face shields e outros produtos para saúde por hospitais e empresas, sem a necessidade de exigências sanitárias administrativas, como alvará, autorização de funcionamento e cadastro, por 180 dias.

Da assessoria.