Vereadores de Fortaleza realizaram teste de sessão remota com sucesso. Foto: Reprodução/Instagram.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), junto com a Mesa Diretora, resolveu que a sessão deliberativa da próxima quinta-feira (26), não acontecerá mais de forma presencial, mas por meio virtual, a exemplo do que já fizeram a Assembleia Legislativa do Ceará e o Congresso Nacional. A Casa decretou ponto facultativo para os servidores a partir desta segunda-feira (23) até a próxima sexta-feira (27).

O documento, assinado pelo diretor-geral da CMFor, André Asfor Machado, leva em consideração a evolução da pandemia do coronavírus (Covid-19) em Fortaleza. Segundo boletim divulgado na sexta-feira (20), a Secretaria da Saúde do Estado confirmou 68 casos da doença no Ceará.

A Portaria não se aplica aos servidores da Comunicação, que deverão cumprir expediente em regime de plantão e teletrabalho durante esse período. Para os servidores vinculados à Coordenadoria Legislativa e de Informação de Dados, bem como outros que sejam necessários ao andamento dos trabalhos legislativos, no caso de convocação de Sessão Extraordinária, poderão ser chamados a cumprir expediente normal.

 

Na sexta-feira (20), pelo menos 20 vereadores realizaram o teste da sessão remota através de meio virtual. Eles marcaram a sessão deliberativa para o dia 26, uma vez que aguardam alguma mensagem do prefeito Roberto Cláudio que verse sobre o tema coronavírus. De acordo com Gardel Rolim (PDT), a quinta-feira foi escolhida para que se tenha tempo de apreciação de qualquer matéria urgente oriunda do Poder Executivo pelas Comissões Técnicas permanentes.

“Nossa ideia é utilizar as mesmas ferramentas que a Assembleia Legislativa utilizou. Fizemos o teste e vamos manter a sessão virtual de quinta”, disse Gardel Rolim.

Na terça-feira passada, a Mesa Diretora apresentou Ato Normativo suspendendo diversas atividades na Casa bem como as sessões deliberativas das terças-feiras e quartas-feiras.