Garrafas de álcool em gel estiveram distribuídas pelas mesas do plenário da Assembleia. Foto: ALECE.

Dentre as medidas anunciadas pelo governador Camilo Santana para combater o alastramento do coronavírus no Estado está a proibição de eventos que reúnam mais de 100 pessoas. No entanto, diferentemente do que ocorre no Senado e na Câmara Federal, a Assembleia Legislativa do Ceará manteve o funcionamento de suas sessões plenárias ordinárias nesta terça-feira (17).

O Blog do Edison Silva contou mais de 60 pessoas presentes no plenário da Casa durante a sessão, que não teve votação e contou com a presença registrada de pouco mais de 30 dos 46 deputados estaduais. Além de parlamentares, funcionários da Assembleia e profissionais que fazem a cobertura diária do que ocorre na Casa, estavam presentes no recinto. Mas o serviço médico da Assembleia funcionou muito bem, a partir do controle de entrada das pessoas sem obrigação de trabalharem no recinto.

Em todos os pontos de entrada nas dependências do Legislativo cearense tinha uma pessoa ligada ao departamento de Saúde da Casa, fazendo pergunta sobre o estado de saúde da pessoa, orientando sobre os cuidados necessários para evitar o contágio e sugerindo que os mais velhos fossem para a Casa. No fim da manhã desta terça-feira, no entanto, eram muitas as especulações sobre a situação de saúde de alguns deputados, inclusive do líder do Governo, deputado Júlio César Costa Lima Filho.

Júlio colheu o material para exame sobre coronavírus, mas a expectativa é que seja apenas uma gripe. O presidente da Assembleia, deputado José Sarto e o deputado Leonardo Araújo, que teriam estado com uma francesa, nos últimos dias, também não compareceram à sessão da Assembleia nesta terça-feira.

Paralisação de atividades

O deputado Heitor Férrer (SD), que é médico, defendeu que fossem suspensas todas as atividades no Poder Legislativo. Ele afirmou que a decisão cabe ao presidente, deputado José Sarto (PDT), mas deixou sua sugestão. “Se eu fosse presidente eu estaria suspendendo toda a atividade no Poder Legislativo, porque aqui nós temos uma cidade. A Assembleia é uma cidade onde as pessoas estão em aglomerados, portanto nós estamos aqui com a possibilidade de estarmos transmitindo o vírus para qualquer um de nós, e indo para casa possamos retransmitir para outras pessoas”, afirmou ao Blog.

Férrer destacou a importância do isolamento neste momento. “Cabe a nós o isolamento, cada um tem que saber que o isolamento, a quarentena é o melhor remédio. Cabe às autoridades, dentro do que é competência de cada um, desestimular aglomerações. Ele elogiou a suspensão de aulas e as medidas anunciadas pelo governo estadual para evitar aglomerações. “Toda e qualquer situação de aglomeração deva ser inibida, porque o vírus está nas pessoas e nos objetos que as pessoas pegam, portanto, se nos isolarmos, o vírus não prosperará”, disse.

Heitor Férrer defendeu a suspensão de todas as atividades do Poder Legislativo. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

O parlamentar lembrou que o Estado já sofre com falta de leitos em seu cotidiano. “Em situação normal, hoje, o Ceará não tem leitos para as doenças normais do dia a dia, não tem UTIs suficientes. Imagina com uma epidemia que poderá vir nos próximos dias, seria uma tragédia”, concluiu.

Possibilidade de parar

Vice-líder do governo na Casa, a deputada Augusta Brito (PCdoB), admite a possibilidade de serem suspensas as sessões plenárias em caso de um eventual agravamento da situação. “Tanto é que já foram estabelecidas normas para que funcionários com mais de 60 anos ou dentro de grupos de riscos para que não viessem trabalhar, tivemos a
suspensão de audiências públicas, reuniões que gerem aglomerações, temos enfermeiras passando informações e fazendo triagem, além do álcool gel distribuído pela Casa”, ressaltou.

Sociedade precisa dos deputados

Para o deputado Elmano Freitas (PT), os deputados têm o dever de seguir o trabalho e aprovar medidas tomadas pelo governo para conter o coronavírus. “A Casa vai manter os trabalhos com os deputados, mas vai evitar eventos que tenham aglomerações de mais de 100 pessoas. Os deputados virão ao trabalho, vão votar, até porque a sociedade precisa que os deputados trabalhem para votar as leis que são necessárias e que o governo precise para fazer qualquer tipo de enfrentamento ao vírus”, afirmou, lembrando as medidas paliativas já implantadas na Casa para diminuição dos riscos de contaminação.

Apenas mais uma sessão deverá ocorrer na Assembleia nesta semana, nesta quarta-feira (18). Após o feriado de quinta-feira, a Casa deverá retornar aos trabalhos em plenário somente na semana que vem.