José Sarto comandou a sessão remota desta quinta-feira (19). Imagem: Reprodução TV Assembleia.

Visando o aperfeiçoamento para a sessão ordinária deliberativa marcada para esta sexta-feira (20), a Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na manhã desta quinta-feira (19), uma sessão remota online, como forma de teste. O presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), informou que participaram 27 dos 46 deputados estaduais do Ceará, nas 3 horas aproximadamente de conversa informal entre os parlamentares.

O pessoal da TI do Legislativo cearense está de parabéns. O feito é inédito. O Congresso Nacional, por suas duas Casas, Câmara e Senado, vão tentar fazer o que o Legislativo cearense fez nesta quinta-feira. A conversa entre a maioria dos deputados estaduais do Ceará, transmitido ao vivo pela televisão da Assembleia, tecnicamente foi excelente.

Nesta sexta-feira (20), diversas matérias estão agendadas para votação, com a intenção de zerar a pauta neste período de quarentena por causa do coronavírus. Confira o que será votado:

. Reestruturação dos agentes de segurança;
. Abertura de crédito no valor de R$ 800 milhões para o Governo do Estado;
. Permissão para a redução em até 25% nos valores do leilão do BEC;
. Ascensão funcional de servidores da Saúde;
. Criação da Funsaúde;
. Criação da Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde;
. Gratificação dos profissionais de Saúde.

O presidente Sarto explicou que as reuniões das comissões para avaliarem as mensagens serão feitas também de forma online, com suspensão da sessão legislativa, sem a necessidade de que parlamentares desconectem.

Vanguarda dentre as Assembleias

Sarto destacou a presença dos deputados na sessão/teste, mesmo sem convocação formal e em meio ao feriado de São José. A transmissão foi iniciada com 19 deputados participantes, chegando a 27 conectados durante a transmissão.

O deputado afirmou ter contato com todas as Assembleias Legislativas do país e destacou que a AL cearense realiza a primeira sessão remota do tipo no Brasil. Sarto destacou que, com 46 deputados, com pelo menos um assessor por parlamentar, além das equipes do legislativo, taquigrafia, dentre outros servidores, seria impossível realizar uma sessão plenária presencial sem colocar em risco de contágio às pessoas envolvidas e servidores da Casa.

O presidente pediu para que os demais deputados informem ao público, através das redes sociais, sobre a realização da sessão deliberativa remota nesta sexta-feira, também com transmissão da TV e rádio FM Assembleia. A sessão desta sexta-feira está marcada para as 9h30.

Após a abertura da conversa informal desta quinta-feira pelo presidente Sarto, diversos outros parlamentares usaram da fala, de forma breve, para ressaltar a importância da iniciativa, além de pontuar algum assunto específico. A transmissão do encontro teve início próximo das 11h, mas o deputado Sarto informou que os deputados estavam reunidos online desde as 9h30. A sessão/texte foi encerrada próximo ao meio-dia.