Presidente Bolsonaro e o humorista “Carioca”. Foto: Divulgação.

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quinta-feira (12) uma Moção de Repúdio à postura do presidente Jair Bolsonaro contra a imprensa e aos jornalistas. De autoria do deputado Renato Roseno (PSOL), o requerimento critica as agressões contra os veículos de imprensa e, em particular, a encenação feita por um humorista em resposta aos questionamentos dos jornalistas relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019.

Na manhã do último dia 4, nos portões do Palácio da Alvorada, um grupo de jornalistas aguardava o presidente da República para questioná-lo acerca do resultado econômico, abaixo do esperado, referente ao crescimento do PIB. Ao ser perguntado sobre o crescimento de apenas 1,1%, Bolsonaro respondeu: “PIB? PIB? Pergunta o que é PIB”, dirigindo às perguntas a um humorista que o imitava com faixa presidencial e demais adereços que simbolizam a investidura do cargo.

Ambos estavam ombreados dentro do cordão de seguranças e cercado por todo o aparato oficial da Presidência da República. O comediante distribuiu bananas aos repórteres e demais profissionais presentes, em claro desdém às atividades exercidas pelos veículos de comunicação.

“A liberdade de imprensa é um preceito constitucional e consiste em um pilar da democracia”, defendeu Renato Roseno no requerimento aprovado. “Diante da gravidade do fato e do compromisso democrático e republicano que esta Assembleia Legislativa possui com o povo cearense, solicitamos apoio do plenário a fim de aprovar esta Moção de Repúdio à encenação que desdenhou dos questionamentos relativos ao crescimento do PIB e da atividade jornalística”, escreveu.

Para o deputado, o baixo crescimento do PIB em 2019 revela “a tragédia econômica promovida pelo governo Bolsonaro” e pela política econômica de Paulo Guedes. “É uma vergonha”, classifica o parlamentar. “É o menor avanço dos últimos três anos. O consumo das famílias é o pior desde 2016, a taxa de desemprego continua elevada, o mercado de trabalho se precarizou e a proteção social está se acabando. É uma tragédia, é aterrador o país desenhado na cabeça de Bolsonaro e Guedes”.

Segundo o parlamentar, trata-se de um governo voltado apenas para os interesses dos rentistas e dos banqueiros. “Ele está promovendo uma profunda desindustrialização. Há fuga de capitais e as indústrias estão saindo do Brasil porque não há confiança nesse governo”, afirmou Renato. “A economia como um todo vai muito mal, há aumento do emprego informal e precário, mal remunerado, e destruição da proteção social”.

“Eles tinham um discurso mentiroso de nacionalismo na campanha. É mentira. Eles não são nacionalistas. Eles são contra o povo brasileiro, eles são contra o país”, afirmou. “É um governo que quer nos colocar ajoelhados diante das grandes potências internacionais. É preciso outro projeto de país que eles não são capazes de apresentar” – (Renato Roseno)