Presidente da Câmara tem auxiliado Roberto Cláudio no diálogo com pretensos filiados ao PDT. Foto: Divulgação.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), está realizando a interlocução entre aqueles vereadores que querem ingressar no seu partido junto com o prefeito Roberto Cláudio. No entanto, o chefe do Poder Legislativo ficou incomodado com alguns colegas que têm deixado a sigla pedetista como última opção.

Por conta disso, ele chegou a definir um prazo, junto com o prefeito, para que aqueles interessados se filiem até nesta sexta-feira, dia 20. Porém, devido a conversas posteriores, e por conta da disseminação do coronavírus no Ceará, a data não está mais prevalecendo.

Nos últimos dias, a principal discussão na Casa, para além das medidas adotadas para evitar proliferação da Covid-19, foi a “janela partidária”, assunto da vez. Faltam duas semanas para o fim das filiações, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já definiu que não vai prorrogar este prazo.

Na última semana, Antônio Henrique intensificou o diálogo com alguns vereadores para saber se eles, realmente, iriam entrar no PDT. Alguns nomes devem se filiar à legenda, como Paulo Martins (PRTB), Márcio Cruz (PSD) e Evaldo Costa (Republicanos). No entanto, eles ainda não definiram posição.

“Alguns vereadores querem vir para o PDT como última opção. Se vierem, a gente aceita. Mas se não vierem, não vai trazer qualquer prejuízo para nós. Se vão vir que venham hoje (dia 20), porque depois vamos fazer uma triagem, avaliar se é interessante ou não a filiação desse vereador que rodou por muitos cantos, não foi aceito, e agora quer o PDT”, reclamou Antônio Henrique ao Blog do Edison Silva.

“Morrer no PDT”

Nos corredores da Casa, na terça-feira passada, vereadores comentavam, justamente, a dúvida entre ingressar ou não no PDT. Um deles chegou a ironizar: “a pessoa se livra do coronavírus para morrer no PDT”. O comentário dizia respeito à dificuldade de se ingressar, e ser vitorioso, em uma chapa tão forte quanto a pedetista.

Até o momento, neste ano, somente Eron Moreira, ex-PP, se filiou ao PDT. Em 2019, os vereadores Gardel Rolim e Ésio Feitosa deixaram o PPL (que se fundiu ao PCdoB), e ingressaram no PDT.

8 mil votos

Uma das preocupações dos parlamentares da Casa em se filiar ao partido diz respeito à faixa de corte do número de votos da sigla, que segundo eles, está em 8 mil sufrágios.

Márcio Cruz foi eleito com 8.599 votos. Evaldo Costa com 8.586. Já Paulo Martins aparece como último na lista daqueles que tiveram mais de 8 mil votos. Ele obteve 8.004 sufrágios.