Este vírus, o Corona, segundo os milhares de “entendidos” de plantão, varia de gripe diferente, mas também mais forte e com um pequeno viés de alarmante letalidade. Não vem ao caso, é um vírus que precisa ser levado a sério e contra o qual ainda não existe uma cura eficaz via qualquer dos fármacos conhecidos ou vacina.

As sugestões, ou mais recentemente as determinações de quarentena, como foi o caso da Itália, proibição de receber passageiros oriundos da Europa, como os Estados Unidos, com o propósito de tentar conter a propagação do Covid 19, está fazendo soar os alarmes e sirenes mundo afora. A facilidade da comunicação eletrônica instantânea, não cessa. As atualizações só trazem notícias ruins.

Essas imagens que ilustram o nosso espaço de hoje, foram produzidas na Finlândia, na Romênia e na Alemanha, numa dessas nossas viagens solitárias. A coincidência do que elas sugerem bem pode ilustrar uma sentença cruel a que estarão condenadas as pessoas idosas por serem mais suscetíveis de contaminação desse vírus e que devem ser evitadas a aproximação e o contato neste atual contexto.

Muitos avós, normalmente órfãos de filhos vivos, agora serão evitados pelos netos que fazem a sua alegria e bálsamo para os cabelos brancos e contumaz abandono ou solidão, precisam aceitar a face mais cruel de uma pandemia que está colocando o mundo inteiro de joelhos, independente de credo ou preferência política.

Texto e fotos:
A.Capibaribe Neto
Especial para o Blog do Edison Silva.