Esta foi a primeira proposta encaminhada pelo Governo Municipal para a Câmara. Foto: Miguel Martins.

Como prometera na abertura dos trabalhos legislativos, o prefeito Roberto Cláudio encaminhou para a Câmara Municipal nova proposta de reajuste dos servidores de Fortaleza. A Mesa Diretora da Casa seguiu o exemplo do chefe do Executivo e também dará novo aumento para os funcionários. A urgência para as matérias foi aprovada pelos vereadores durante sessão ordinária nesta quarta-feira (05).

Em dezembro do ano passado, o prefeito Roberto Cláudio encaminhou para o Legislativo Municipal, reajuste de 3% para todos os servidores do município. Isso foi acordado com a mesa de negociações dos funcionários públicos da cidade, uma vez que o gestor se comprometeu em apresentar nova proposta com reajuste de acordo com a inflação do período.

De acordo com a mudança, o vencimento-base e o salário-base dos servidores e empregados públicos municipais ativos ficam reajustados, a partir de 01 de janeiro de 2020, em índice único e geral, no percentual de 4,31%, referente a revisão geral anual. A Lei entra em vigor já na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir do dia 01 de janeiro de 2020.

O líder do Governo, Ésio Feitosa (PDT), em justificativa de voto, afirmou que a aprovação da urgência tem sua importância, visto que garante que o reajuste já entre na folha de pagamento agora em fevereiro, retroativo a janeiro deste ano.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal, na mesma toada, resolveu alterar projeto, aprovado em dezembro de 2019, que promove a revisão geral da remuneração dos servidores do Legislativo fortalezense.

Viagem ao exterior

O prefeito também deu ciência à Câmara, e solicitou autorização para se ausentar do Município de Fortaleza, no período de 23 a 26 de janeiro, para viagem ao exterior.