Petistas barram coligações com PSDB, DEM e extrema direita nas eleições municipais. Foto: Divulgação.

Petistas cearenses se deslocaram até o Rio de Janeiro para participar do “Festival PT 40 anos”, evento que acontece neste fim de semana e contará com a presença de diversas lideranças partidárias, dentre elas os presidentes nacionais do PT, PCdoB, PSB e PDT. O ponto alto do encontro será uma conversa entre os ex-presidentes do Brasil e Uruguai, Inácio Lula da Silva e Pepe Mujica. O deputado estadual Acrísio Sena (PT) não foi. O parlamentar só iria se o governador Camilo Santana fosse.

Para os petistas do Ceará a pauta principal será a apresentação dos mais de 60 nomes petistas pré-candidatos a prefeito nos municípios cearenses. Ainda paira dúvidas sobre o nome que deve ser apresentado pela legenda para a disputa em Fortaleza. No entanto, Lula e as principais lideranças do PT no Ceará querem indicar o nome da deputada federal Luizianne Lins, derrotada no pleito de 2016.

Luizianne já foi prefeita da cidade em duas ocasiões (de 2005 a 2012), e segundo os defensores de seu nome, tem um legado a mostrar, além do potencial eleitoral necessário. No entanto, o ponto de entrave é o presidente municipal da legenda, responsável por administrar todo o processo eleitoral petista na Capital cearense.

Desde que foi escolhido como presidente do PT de Fortaleza, Guilherme tem tentado emplacar seu nome na disputa interna do PT municipal. Ao Blog do Edison Silva ele chegou a sinalizar a possibilidade de realização de prévias no partido, o que não condiz com a tentativa da legenda de unidade em torno de um nome.

Depois do encontro comemorativo neste fim de semana, os petistas, provavelmente, apresentarão o nome que vai ser o de unidade interna para a disputa nas eleições de outubro próximo. Tudo indica que Luizianne Lins será, mais uma vez, a escolhida. Desta vez com o aval da principal liderança política do partido, Luiz Inácio Lula da Silva.

PT X DEM, PSDB e extrema direita

A Comissão Executiva Nacional do PT, reunida na sexta-feira (07) no “Festival PT 40 anos”, definiu que a politica de alianças do partido para as eleições municipais exclui os partidos que, segundo a legenda, sustentam a política “ultra-neoliberal do desgoverno Bolsonaro”, ou seja, o Democratas (DEM) e o Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB). A direção do partido vetou composições com partidos tidos como de extrema-direita.

O PT definiu como centro estratégico eleitoral, a construção de alianças com PCdoB, PSOl, PDT, PSB, Rede, PCO e UP.