Evaldo Lima defendeu carta publicada por 20 governadores brasileiros. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) repercutiu no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, uma carta assinada por 20 governadores de todo o Brasil, de 11 partidos diferentes, em defesa do Pacto Federativo. A carta foi apresentada durante o Fórum Nacional de Governadores, ocorrido no início da semana, em São Paulo.

O parlamentar ressaltou que o manifesto faz uma critica a conduta do presidente da República, Jair Bolsonaro, por hostilizar o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e por tentar impor uma política tributária sem respeitar o Pacto Federativo. “Bolsonaro não contribui para a democracia do Brasil”,  apontou o vereador.

Ainda de acordo com ele, a manifestação dos governadores rebate os ataques do presidente da República contra o Rui Costa e a polícia baiana pela morte do ex-policial de elite, o miliciano Adriano Nóbrega, que vinha sendo investigado por ter relações com a milícia carioca e por laços de proximidade com a família de Bolsonaro.

Veja abaixo a carta dos 20 governadores em defesa do Pacto Federativo

“Recentes declarações do Presidente da República Jair Bolsonaro confrontando Governadores, ora envolvendo a necessidade de reforma tributária, sem expressamente abordar o tema, mas apenas desafiando Governadores a reduzir impostos vitais para a sobrevivência dos Estados, ora se antecipando a investigações policiais para atribuir fatos graves à conduta das polícias e de seus Governadores, não contribuem para a evolução da democracia no Brasil.

É preciso observar os limites institucionais com a responsabilidade que nossos mandatos exigem. Equilíbrio, sensatez e diálogo para entendimentos na pauta de interesse do povo é o que a sociedade espera de nós. Trabalhando unidos conseguiremos contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, pela redução da desigualdade social e pela busca por prosperidade econômica.

Juntos podemos atuar pelo bem do Brasil e dos brasileiros. Nesse sentido, convidamos o Senhor Presidente da República para o próximo Fórum Nacional de Governadores, a ser realizado em 14 de abril do ano em curso.

Brasília, 17 de fevereiro de 2020.”