Dentre as atrações turísticas diferentes, espalhadas pelos quatro cantos do mundo, além daquelas representadas por edificações, monumentos, palácios estátuas, pinturas, todas elas estáticas, que só variam de acordo com a iluminação ou estações do ano, existem outras, vivas, em constante movimento, como a travessia de Shibuya, no coração de Tóquio, capital do Japão.

Shibuya é um dos bairros mais movimentados de Tokyo, um lugar excelente para fazer compras, desfrutar da vida noturna e comer em bons restaurantes. A região é de grande movimento noite e dia e abriga o maior cruzamento do mundo, conhecido como “Shibuya Crossing”, e a estátua do cachorro Hachiko, que virou até filme.

Passar pelo cruzamento de Shibuya e admirar as pessoas fazendo o mesmo é uma das maiores atrações da cidade. Em um momento de pico, o cruzamento fica ainda mais impressionante… Para ver todo esse burburinho, a dica é comprar um café na Starbucks ou no Cafe L’Occitane e procurar por uma mesa perto das janelas, que oferecem uma boa visão de todo aquele “caos controlado” — às vezes, parece que as pessoas atravessando as ruas vão se trombar, mas na verdade tudo flui muito bem. Shibuya reúne muitos jovens e lojas voltadas para esse público.

Na região, estão presentes as maiores redes de lojas japonesas e as grandes lojas de departamento, ou “depato” como os próprios japoneses chamam. Entre os pontos de interesse de Shibuya estão o Shibuya Crossing, a estátua de Hachiko, a Center Gai (uma rua apenas para pedestres com muitas lojas conhecidas), a rua Koen e lojas como a Uniqlo, Tokyu Hands e Loft (ótima para conhecer algumas invenções japonesas que facilitam nossa vida).

Shibuya é uma atração turística que não perde a graça, a importância, a alegria e é um divertimento garantido para os turistas que, muitas vezes, vão e voltam, fazendo selfies e algumas vezes atrapalham o ir e vir dos japoneses na sua rotina diária muito bem sincronizada. Passagem de Shibuya ou Cruzamento de Shibuya (Shibuya Crossing), é um local em que todo turista quer ir lá, pois, tornou-se um local famoso!

Texto e fotos:
A.Capibaribe Neto
Especial para o Blog do Edison Silva.