Guilherme Sampaio e Luizianne Lins são os nomes colocados internamente no PT de Fortaleza para a disputa majoritária. Foto: Reprodução/Facebook

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio, afirmou ao Blog do Edison Silva que vai lutar para manter a unidade da legenda, seja através do diálogo, com filiados e lideranças da sigla, ou através de eleições prévias. O petista disputa internamente com a deputada federal Luizianne Lins, quem deve ser o escolhido da agremiação para a disputa eleitoral na Capital cearense em outubro próximo.

Guilherme, no início da noite da última quarta-feira (5), conversou demoradamente com o governador Camilo Santana, mas não falou com a imprensa depois do encontro no Palácio da Abolição. A conversa foi a sós, pois quando ele entrou no gabinete de Camilo, o secretário Nelson Martins estava de saída para conversar com políticos do Interior, em seu gabinete; e o secretário da Casa Civil, Élcio Batista, tinha encontro com jornalistas.

Desde que foi eleito presidente do PT de Fortaleza, o nome de Guilherme foi colocado como o petista da renovação, uma vez que Luizianne Lins já disputou a Prefeitura três vezes, se consagrando vitoriosa em duas ocasiões. No entanto, as principais lideranças do Partido dos Trabalhadores defendem o nome da petista para a disputa deste ano, inclusive, segundo informaram, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neste fim de semana, o PT realizará uma festa no Rio de Janeiro para comemorar os 40 anos da legenda. No encontro, de acordo com a liderança estadual do partido no Ceará, serão apresentados mais de 60 nomes de pré-candidatos a prefeito, inclusive, em Fortaleza.

Luizianne tem apoio da maioria dos petistas de Fortaleza, mas alguns apresentam Guilherme Sampaio como nome da renovação. Ao Blog, depois de retornar de uma temporada no exterior, o presidente municipal do partido afirmou que, na condição de dirigente da legenda, assumiu compromisso de valorizar as bases da agremiação, e isso é o que estaria realizando.

“Vamos aprofundar o diálogo que iniciamos em janeiro com as bases do partido, com nossa bancada, com o governador Camilo Santana e com o Lula, que convocou reunião para os próximos dias”, disse. “Nossa meta é construir a unidade do partido que se constrói ou no diálogo ou nas prévias. Minha expectativa é construir o máximo de unidade nesse processo e vou trabalhar nessa direção” – (Guilherme Sampaio)

O Blog do Edison Silva vem acompanhando o imbróglio petista sobre candidatura própria desde o ano passado. As principais lideranças do PT, dentre elas o presidente estadual, “Conin”, a bancada federal e vereadores de Fortaleza têm demonstrado interesse no nome de Luizianne Lins, por ser o mais conhecido e com maior potencial eleitoral na Capital cearense.

Chapa

Com relação à Câmara Municipal de Fortaleza, Guilherme destacou que o partido vai para a disputa com chapa cheia, objetivando dobrar a bancada que foi eleita em 2016. “Estamos muito motivados com a tese de candidatura própria a prefeito. Teremos candidatos que vão para a reeleição, outros que já foram vereadores, deputados. Teremos a melhor chapa do PT das últimas eleições”, disse.