Roseno demonstrou solidariedade aos petroleiros na sua pauta de reivindicações. Foto: ALECE.

O deputado Renato Roseno (Psol) destacou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (04), a greve nacional dos petroleiros da Petrobras, iniciada esta semana.

“Há muitos anos os petroleiros não entravam em greve, entraram agora em 17 estados. Houve já denúncias de cárcere privado, inclusive na refinaria em Minas Gerais e na Lubnor, aqui. Há uma tentativa de criminalizar o movimento, houve uma ocupação militar na Reduc, em Duque de Caxias/RJ. Uma refinaria em Minas Gerais manteve os trabalhadores dentro da empresa e estes só foram liberados devido a um habeas corpus”, criticou.

Roseno acredita ser legítima a ação da classe, que tem três pautas principais:
. Denunciar a quebra do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), realizando milhares de demissões;
. Contra a privatização das unidades de refino;
. Denunciando a abusividade do preço da gasolina e do gás de cozinha.

> Roseno lista reivindicações de grevistas e demonstra apoio ao movimento; ouça:

 

Roseno explica a questão do preço. “Na medida em que você diminui a capacidade de refino interno, o Brasil exporta óleo cru e ele, refinado em gasolina, volta ao Brasil. Só que o regime de preços que está sendo utilizado no Brasil é flutuante a depender dos preços internacionais. Ou seja, com a depreciação do nosso câmbio, isso vai nos fazer cada vez mais dependentes desse preço internacional, que vai ficar mais caro”.

Dessa forma, entende o deputado, que os petroleiros estão defendendo não somente os seus empregos, estão defendendo o patrimônio público e defendendo também o interesse social, ‘na medida em que denunciam o abuso de preços de um insumo fundamental para a sociedade hoje, que é o combustível fóssil’, afirmou ao Blog do Edison Silva.

O deputado salientou a importância do trabalho dos petroleiros e a necessidade da Petrobras superar a dependência estrangeira e potencializar a capacidade de refino. “Até para a Petrobras deixar de ser uma empresa de combustíveis fósseis para ser renovável, é preciso superar a necessidade do capital estrangeiro”, apontou.

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) também se solidarizou com os petroleiros e frisou a legitimidade da greve. Já o deputado João Jaime (DEM) avaliou que a Petrobras é competente e busca superar “anos de desmonte” da melhor maneira.