Reunião no Palácio da Abolição do governador Camilo Santana, secretários, deputados e representantes dos policiais. Foto: Ascom/Gov/CE.

As discussões sobre a proposta de reestruturação da carreira dos policiais do estado, que acaloraram os debates durante a semana na Assembleia Legislativa, seguem a todo vapor. O governador Camilo Santana recebeu, no início da tarde desta quinta-feira (6), no Palácio da Abolição, um grupo de deputados, inclusive o soldado Noélio e outros representantes dos policiais e decidiu que só encaminhará a mensagem de reestruturação das polícias à Assembleia, após entendimentos entre as partes.

Às 14h da próxima segunda-feira (10), na sede do Ministério Público estadual, haverá uma nova rodada de negociações entre o Governo do Estado e as lideranças do movimento. A reunião acontecerá com a presença de representantes da Casa Civil, deputados estaduais que quiserem participar, além de representantes de sindicatos ligados à Segurança Pública. O líder do governo, deputado Júlio César Filho, informou que o governador se comprometeu de só enviar a mensagem para a Assembleia depois de se chegar a um consenso.

Tendo proposto que a Assembleia funcione como mediadora das discussões, o deputado estadual Renato Roseno (Psol) conversou com lideranças do movimento e comentou sobre o que eles esperam do Governo do Estado. “A frustração (dos policiais) é com a oferta de R$ 400 divididos em 4x, 2020, 2021, 2022 e janeiro de 2023. O que se espera é melhorar agora a remuneração, ou então apontar o escalonamento para uma remuneração melhor”, afirmou ao Blog do Edison Silva, citando ainda o lento tempo de ascensão de carreira utilizado pelo governo .

Negociações seguem

Ainda na tarde desta quinta-feira (6), o líder do governo recebeu deputados de oposição e lideranças do movimento, discutindo possibilidade de mudanças na proposta do governo. Os manifestantes buscam reunir-se pessoalmente com o governador Camilo Santana.

Renato Roseno espera que o diálogo avance até a reunião de segunda-feira. “Hoje é quinta-feira ainda, há como tentar fazer uma proposta escrita na sexta, para ver se segunda-feira já conseguia concluí-la”, disse o parlamentar.

A proposta

O reajuste salarial previsto, a ser votado pela Assembleia Legislativa, será concedido em quatro etapas até 2022. A proposta do Executivo foi contestada por algumas associações ligadas à segurança pública.

De acordo com tabelas salariais divulgadas pela equipe econômica do Governo, a remuneração de um soldado no Estado, por exemplo, vai ter um aumento de 4,8% por parcela. Até chegar ao valor final com o reajuste, a remuneração dos oficiais vai subindo progressivamente, escalonado em quatro etapas.