Manoel Duca foi o parlamentar que mais esteve ausente do Plenário 13 de Maio. Foto: ALECE.

No mês em que somente 11 sessões ordinárias foram realizadas na Assembleia Legislativa do Ceará, muitos foram os deputados que faltaram às plenárias com a justificativa de que estavam em “missão especial”. De acordo com levantamento feito pelo Blog do Edison Silva, em fevereiro, pelo menos metade dos parlamentares da Casa utilizou esse tipo de artifício para justificar ausência no Plenário 13 de Maio.
O deputado mais faltoso da Assembleia neste período foi Manoel Duca (PDT), que justificou duas faltas e afirmou estar em missão especial em outras oito ausências da Casa, embora realmente ele tenha feito uma cirurgia de coluna e ainda está afastado do Legislativo.
Duquinha, como é conhecido o parlamentar, é o suplente que há mais tempo está em atividade no legislativo cearense nesta legislatura. Desde o ano passado, deputados do PP se revezam em pedidos de licença para garantir a permanência dele na Assembleia.
Após Duquinha, outros parlamentares que deixaram de comparecer à Casa neste mês por motivo de “missão especial” foram: Bruno Gonçalves (PL) e Antônio Granja (PDT). Vale salientar que Gonçalves voltou há pouco tempo de uma licença parlamentar e é pré-candidato a prefeito neste ano. Já Granja é presidente da principal comissão da Casa, a de Constituição e Justiça, que ainda não se reuniu para deliberar sobre os projetos que já estão tramitando no legislativo cearense.
André Fernandes (PSL) e Fernando Hugo (PP) se ausentaram de cinco das 11 sessões ordinárias na Assembleia Legislativa neste período, também com a justificativa de “missão especial”. No ano passado, como o Blog mostrou, Fernandes foi o parlamentar mais faltoso no segundo semestre.
O deputado chegou a dizer que não faria sentido estar presente no Plenário 13 de Maio, uma vez que o debate na Casa não tinha relevância e devido as suas propostas que não eram aprovadas por seus pares. Ele se distanciou mais da tribuna do parlamento cearense depois de aberto o processo contra ele por falta de decoro parlamentar, por ter acusado o colega Nezinho Farias de envolvimento com facções criminosas, sem apresentar provas.
Audic Mota (PSB), Leonardo Araújo (MDB), Osmar Baquit (PDT), Tin Gomes (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), João Jaime (DEM), Bruno Pedrosa (PP), Nelinho (PSDB), Davi de Raimundão (MDB), Apóstolo Luiz Henrique (PP), Vitor Valim (PROS), Queiroz Filho (PDT) e Nezinho Farias (PDT) foram outros que se ausentaram da Casa Legislativa mais de uma vez por estarem em “missão especial”.