Elmano de Freitas já fala como pré-candidato em Caucaia. Já Fernando Santana, do Cariri, espera decisão de grupo político. Foto: Divulgação.

O deputado Elmano de Freitas (PT) confirma sua pré-candidatura a prefeito de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza, nas eleições deste ano. Já outro petista Fernando Santana ainda avalia se aceitará postular a vaga em uma Prefeitura na Região do Cariri. Ele pode se candidatar por Barbalha ou Juazeiro do Norte.

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, Elmano de Freitas confirmou que seu nome está colocado para a disputa na segunda maior cidade do Estado, e segundo ele, se for algo definido pela direção nacional do partido, com anuência do ex-presidente Lula, ele aceitará o desafio. Questionado sobre a mudança de domicílio eleitoral para Caucaia, o parlamentar disse que este era “assunto interno” do partido.

“Estamos discutindo com o PT. Se for o entendimento do PT do Ceará com o PT de Caucaia e o presidente Lula, vamos topar o desafio e apresentar uma proposta de candidatura do PT em Caucaia. Já estou disponível para o partido, se essa for a tarefa”, destacou Elmano de Freitas.

Como adiantou o Blog, o PT do Ceará iria apresentar mais de 60 propostas de candidaturas a prefeito no Festival PT 40 anos, ocorrido na semana passada no Rio de Janeiro. Segundo Elmano, o partido já vem trabalhando na formação política de quadros da juventude e de mulheres visando o pleito eleitoral deste ano.

Assim como a maioria dos membros do PT de Fortaleza, Elmano de Freitas, que foi candidato a vice-prefeito em 2016, depois de ter disputado, na cabeça de chapa, com o prefeito Roberto Cláudio, em 2012, defende o nome da deputada federal Luizianne Lins para a disputa deste ano. Segundo ele, a ex-prefeita da cidade é o nome mais forte dentro da legenda, e aquela que deveria se candidatar, mais uma vez.

Camilo Santana

“Ela é uma pessoa com credibilidade e seriedade inquestionáveis. Dessa forma, o PT apresentaria um nome muito forte para se fazer o debate. A vitória quem decide é o eleitor, mas temos que apresentar o nome mais forte, que esteja disputando para ganhar”, defendeu o petista.

Fernando Santana, por outro lado, ainda não se decidiu sobre candidatura própria a prefeito no Cariri. O petista, vez por outra é cotado para disputar a Prefeitura de Juazeiro do Norte ou a de Barbalha. No entanto, ele ressalta que faz parte de um grupo político liderado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes e pelo governador Camilo Santana.

Juazeiro ou Barbalha

Em conversa com o Blog, ele demonstrou disponibilidade para disputar o cargo. “Nosso nome sempre esteve em discussão dentro do partido, seja para Juazeiro ou Barbalha. Eu ainda não dialoguei com ninguém, mas até abril vamos tomar uma decisão concreta”, afirmou.

Até lá, ele destacou que vai manter o posicionamento que vem defendendo desde o ano passado. “Espero não ter que participar do pleito. Mas eu faço parte de um grupo político, e participarei das discussões. Se for decidido pelo grupo, meu nome está à disposição”, concluiu.