Para o deputado Luiz Henrique, é dever do Estado garantir a segurança dos policiais. Foto: Robério Lessa/Blog do Edison Silva.

Projeto de Indicação (11/2020) que tramita na Assembleia Legislativa sugere que as viaturas policiais (militar e civil) do Estado do Ceará sejam dotadas de blindagem balística.

O projeto é de autoria do deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP) e propõe que o Estado deve adaptar os veículos de forma gradativa, no prazo de três anos. O PI diz ainda que a instalação da blindagem deveria ser iniciada pelo para-brisa frontal do veículo, o que se justificaria pelo fato de, segundo a redação do projeto, em 90% do casos, é o principal ponto atingido nas viaturas, deixando policiais mais vulneráveis, pois estão frontalmente colocados.

Custos

Na justificativa do projeto de Indicação, o deputado não especifica de onde devem sair os investimentos para essa adaptação da frota. Ele alega, no entanto, que o ‘investimento em blindagem de viaturas para operações especiais de segurança das policias civil e militar possui valor infinitamente menor do que os prejuízos causados pela ausência desse equipamento de segurança nas viaturas, como o principal destes prejuízos, de valor inestimável: a perda de vidas’.

Luiz Henrique alega que os profissionais de segurança pública arriscam a vida diariamente e é ‘dever do Estado mitigar as situações de risco às quais são submetidos esses profissionais’.

Por se tratar de um projeto de Indicação, a matéria funciona como sugestão ao Poder Executivo que, caso acate a ideia, poderá reenviar o projeto à Assembleia Legislativa em forma de projeto de Lei.