Deputado Queiroz Filho parabenizou o Ministério da Justiça e Segurança Pública pelo sucesso da operação. Foto: ALECE.

Em meio às discussões sobre segurança pública que dominam o plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Queiroz Filho (PDT) solicitou Congratulações ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pela Operação Luz na Infância 6, que na última terça-feira (18), cumpriu 112 mandados no Brasil e em outros quatro países, culminando em oito prisões no Ceará por crimes de abuso e exploração sexual na internet.

Queiroz é autor de um Projeto de Indicação que cria um Cadastro Estadual de Condenados por Pedofilia, que tramita na Assembleia. “Parabenizo a Polícia Civil do Ceará e de todo o país por essa ação efetiva. Por reconhecer se tratar de um assunto tão grave, seria ideal se a mesma tecnologia fosse utilizada para identificar as pessoas que promovem desafios virtuais imprudentes, como jogos de automutilação e asfixia. Também reafirmo a ideia de que todo cidadão possa ter acesso às informações de pessoas condenadas pelo crime de pedofilia após transitado em julgado, com a lista ficando sob responsabilidade do Estado”, disse ao Blog do Edison Silva.

Segundo o parlamentar, o objetivo não se trata de expor os condenados. “Estimulo o diálogo, não apenas com os demais deputados, mas representantes de entidades e sociedade civil, sobre a responsabilidade social do projeto. Estamos dispostos a ouvir questionamentos e garantir maior segurança a todos. A preocupação é com nossos jovens, com muita cautela para evitar maiores exposições e julgamentos aos nomes em questão”, explicou.

Operação Luz na Infância

A Operação envolveu as Polícias Civis de 12 estados e agências de aplicação da lei da Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Panamá. Além do Ceará, as unidades federativas que participaram das ofensivas foram Alagoas, Acre, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Santa Catarina.